Conecte-se conosco

Destaques

2021: o que a região pode esperar do próximo ano

29/12/2020 - 18h14min

Região – Nascido e criado em Presidente Lucena, foi também neste município que Pedro Benzedor começou a desenvolver seus dons espirituais como forma de ajudar a comunidade local. Vindo de uma família que desde o tempo de seus bisavós era conhecida na região por realizar benzeduras, com ele não foi diferente.

Filho de agricultores, por algum tempo ele seguiu a profissão. No entanto, ainda com 16 anos, ele começou a perceber que, assim como alguns tios, possuía dom para se tornar um curador. Além do poder nato de realizar as rezas curandeiras, ele também adquiriu gosto pela atividade, o que o levou a estudar cada vez mais formas de desenvolver sua mediunidade – através das cartas, búzios e bola de cristal.

Hoje, ele é o único da família que seguiu este caminho e ainda não sabe se alguém o substituirá. Mas, diferentemente de seus antepassados, que realizavam benzeduras apenas para os próprios familiares, Pedro sentiu que precisava ir adiante: ele passou a oferecer atendimento, sem custos, a toda pessoa que o procurasse. O pagamento pela consulta é algo opcional para quem vai até ele.

“Pessoas de todo o Rio Grande do Sul me procuram para receber atendimento. Eu tenho realizado as consultas até mesmo por telefone, para conseguir ajudar as pessoas mesmo neste período. Pessoas carentes, médicos, com melhores condições… Todo mundo precisa de ajuda”.

Trabalhando como benzedor já há 36 anos e há mais de 20 exercendo apenas esta atividade, Pedro frisa que o mais importante em todo o processo é a fé. “Toda fé é importante, tu só tens que acreditar”, afirma enquanto destaca o importante papel do mundo espiritual para o futuro da humanidade.

“É preciso que as pessoas coloquem Deus em seus corações novamente. É necessário rezar mais, agradecer mais, perdoar mais… Este é o caminho. Acho que minha missão, meu recado é de que as pessoas têm que acreditar!”.

O que contam as cartas?

Procurando entender o que o próximo ano guarda para a região, a reportagem do Diário foi até o consultório de Pedro perguntar a ele – e às cartas – como será 2021. Questionando mais diretamente sobre temas como saúde, política e economia regional, ele salienta que o futuro será próspero para os municípios e que, apesar das dificuldades que aparecerão, os gestores encontrarão maneiras de solucioná-las.

Em um panorama sobre o que se pode esperar, um forte trabalho dos prefeitos eleitos e o crescimento econômico das cidades estão garantidos.

O que a região pode esperar para 2021
“De modo geral, os prefeitos eleitos aqui na região irão se mobilizar muito pelos municípios. Obras serão o grande destaque de 2021. Com o bom trabalho dos prefeitos, a região tende a ter um forte desenvolvimento neste um ano, contando com a instalação de diversas novas empresas. Os moradores da Encosta da Serra podem esperar bons avanços e recuperação econômica. Três cidades devem se destacar no desenvolvimento: Ivoti, Dois Irmãos e Picada Café. O desemprego cairá muito, dada a grande quantidade de vagas de trabalho que abrirão. Para a agricultura, 2021 será muito importante, já que a partir da metade do ano o setor deve melhorar seu desenvolvimento”.

Saúde
“Aqui diz para mim que as vacinas, em geral, terão sucesso, cerca de 70% da população conseguirá ficar imunizada. O povo vai precisar colaborar, mas assim que as pessoas começarem a serem vacinadas, em questão de um ou dois meses, a situação já vai começar a melhorar. Aqui na região, por enquanto, nós vamos sofrer muito com a doença, não haverá muitas mortes, mas a situação ficará bem ruim. No entanto, com a chegada da vacinação aqui, eles irão conseguir praticamente erradicar o vírus. As cartas revelam que é uma doença que veio para ficar, mas com a vacina a maior parte da população daqui será ajudada”.

Economia
“Vai haver muita negociação, muita coisa boa acontecerá neste setor durante o próximo ano. A economia vai se recuperar e ficar estável, obtendo muito retorno financeiro. Os prefeitos terão que realizar atualizações no modo como administram o município – principalmente nas cidades onde a maior parte dos moradores trabalha fora. No entanto, a maioria dos gestores municipais eleitos conseguirá trazer novos empreendimentos e puxar empresas novas para dentro da cidade. De modo geral, todos os prefeitos terão que cuidar muito desta área. A geração de renda dentro dos municípios será o problema a ser solucionado na região neste próximo ano”.

Política
“Olhando para a situação política da região no próximo ano, há apenas uma coisa a se dizer: o povo está de parabéns. As escolhas feitas nas eleições municipais deste ano já se mostraram efetivas no primeiro ano de mandato dos prefeitos e vereadores, trazendo conquistas significativas para a região. A entrada de muitas mulheres em cargos públicos eletivos como gestoras foi de grande importância e trará novidades para as administrações, com bons resultados. Todas as cidades, em um primeiro momento, terão dificuldades para iniciar o trabalho, mas algumas encontrarão problemas que necessitam de maior atenção. No entanto, 2021 será um ótimo ano para a região, com destaque para o crescimento político”.

Dupla Grenal
“Em 2021, nenhum dos dois times irá ser rebaixado, no entanto, o Grêmio irá mais longe nas conquistas. A chance do Tricolor ganhar um campeonato é extremamente alta, dependendo de algumas questões para que isto se realize. Já o Internacional ficará um pouco mais para trás: não há chance de que ganhe alguma taça, mas se manterá estável, sem grandes avanços. Durante o ano, os dois times irão tentar realizar grandes negociações e ambos farão contratações em peso para a temporada”.

Como será o mandato dos prefeitos eleitos

Pedro também jogou as cartas para cada um dos 11 prefeitos eleitos na região da Encosta da Serra. Com o objetivo de saber como será o trabalho desenvolvido por eles em seus próximos quatro anos de administração, o benzedor e cartomante destacou que, de modo geral, as cartas mostram que haverá boas realizações e os moradores ficarão satisfeitos com as gestões.

Apesar de algumas dificuldades pontuais que Pedro destaca, em sua previsão, os prefeitos e prefeitas eleitos(as) se mostrarão competentes, o que será extremamente importante para o progresso da região nos próximos anos.

Jerri Meneghetti, Dois Irmãos
“Durante seu mandato, este prefeito irá recuperar tudo que o município tem perdido nos últimos tempos. Ele vai conseguir reabrir as empresas que precisaram fechar. Por meio de parcerias, ele conseguirá grandes investimentos e, assim, resgatará a situação econômica do município. Ao fim dos quatro anos, se ele quiser se reeleger, ele fará o segundo mandato! Os moradores aprovarão sua gestão, pois ele terá êxito na grande parte de seus projetos”.

Diego Francisco, Estância Velha
“A chegada deste prefeito à frente da administração de Estância Velha fará com que o município volte a crescer e se desenvolver de maneira grandiosa. A aprovação dele por parte do povo estanciense será altíssima. Durante o mandato de quatro anos, a marca de Diego será trabalhar fortemente no setor de empresas. Haverá muito fluxo de exportação dos produtos fabricados na cidade. Ele terá grandes conquistas na política e na economia de Estância”.

Martin Kalkmann, Ivoti
“Este será o prefeito da renovação! Neste mandato, Martin irá ser uma das revelações desta região, terá grandes feitos. Como político, ele ainda irá crescer muito dentro do meio. Sua gestão nos próximos quatro anos será muito boa e terá uma ampla aceitação e aprovação dos ivotienses. O município vai ter um forte crescimento com Martin na administração. Ele ainda vai chegar muito longe na política”.

Gaspar Behne, Lindolfo Collor
“Trabalhar, ele vai trabalhar bem, mas também vai enfrentar muita resistência política. Sua administração vai ser muito boa, vai gerir Lindolfo Collor de maneira competente, mas vai encontrar dificuldades políticas porque o município está politicamente muito fragilizado. Os maiores obstáculos aparecerão em seu primeiro ano de governo, na tentativa de equilibrar as contas e girar a economia. Mas, apesar das desavenças políticas que ele encontrará, ele conseguirá se sair muito bem”.

Henrique Petry, Linha Nova
“Este prefeito vai encontrar muitas dificuldades nos primeiros anos. Isto porque há riscos de que Linha Nova deixe de ser um município, por conta de leis que estão em tramitação. A chance de que esta lei não vingue é alta, mas o prefeito precisará trabalhar muito forte a questão da geração de empregos, trazendo fortes empresas para dentro do município. Na política em si, o município vai seguir sendo administrado da mesma forma, a gestão vai ser boa”.

Carla Chamorro, Morro Reuter
“Morro Reuter irá crescer expressivamente no ano de 2021. O desenvolvimento do município será resultado do bom governo que Carla irá fazer durante todos os seus quatro anos de mandato. Sua aprovação durante este mandato será alta entre os moradores, pois ela conseguirá manter a cidade calma e com baixa criminalidade. Entre os pequenos municípios da região, ela tornará Morro Reuter o melhor para se viver”.

Jorge Darlei Wolf, Nova Petrópolis
“Em Nova Petrópolis a situação é a seguinte: Jorge Darlei ganhou a eleição, mas se ele quiser fazer uma boa gestão, em primeiro lugar, ele terá que investir muito forte no turismo, na cultura e na agricultura. Se ele tiver estes três setores como pilares de seu governo, ele vai se dar muito bem. Ele também precisa retomar a feira Agroshow, ela vai trazer grandes feitos para a cidade. Para fazer um bom governo, este é o caminho que ele deve seguir”.

Luciano Klein, Picada Café
“Este é um dos prefeitos que terá uma ampla aceitação. Luciano vai fazer uma boa administração e com ele Picada Café terá alguns bons avanços. No entanto, ele terá que focar em atender demandas da área da saúde, pois é o setor que os moradores mais irão precisar. Os investimentos terão que ser fortes! Aceitação ele terá bastante, mas, para isto, ele não pode deixar de ter a saúde do município como ponto central de seu governo”.

Gilmar Führ (Nack), Presidente Lucena
“Nack terá uma ótima administração neste novo mandato. Fazendo o município crescer e se desenvolver, o povo lucenense irá aprovar seu governo com louvor. De modo geral, a cidade se manterá no mesmo ritmo que vem seguindo até o momento: boa gestão e sem brigas políticas. De novidade, o prefeito conseguirá trazer para o município uma empresa de médio porte, que terá grande importância na região. Além disto, ao longo do mandato, ele precisará fazer bons investimentos também na área da saúde”.

Mara Stoffel, Santa Maria do Herval
“Mara fará um trabalho muito forte na área da agricultura e da saúde. Estas devem ser as marcas de seu governo neste próximo mandato. Gerando um bom desenvolvimento e crescimento da cidade, ela terá uma boa aceitação por parte dos munícipes. Será uma das cidades da região mais próspera. A prefeita conseguirá trazer para a cidade a instalação de uma empresa que deve auxiliar o município fortemente”.

Ester Dill Koch, São José do Hortêncio
“De toda a região, Ester será a melhor prefeita, a que fará o melhor trabalho! Sua aceitação por parte dos moradores será muito expressiva. Esta mulher vai fazer grandes empreendimentos, vai investir muito forte na saúde e vai trabalhar com afinco para ajudar as famílias que podem passar por dificuldades. Ela irá trazer muita prosperidade. O setor de obras será o mais forte de sua administração, mas a área da saúde também terá grandes feitos”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.