Destaques

Quase 40 motoristas já utilizam a CNH no celular

28/03/2018 - 09h29min

Atualizada em 28/03/2018 - 09h30min

Nova Petrópolis – Desde janeiro, mais de dois mil motoristas do Rio Grande do Sul pediram sua Carteira Nacional de Habilitação Digital, mais conhecida como CNH-e. Desse número, até o dia 13 de março, 38 motoristas de Nova Petrópolis já utilizavam o documento eletrônico. De acordo com informações do Centro de Formação de Condutores (CFC) Neotran, grande parte dessas pessoas é de gente jovem. Porém, muitos motoristas ainda têm dúvidas sobre como conseguir o documento e quem tem direito à nova carteira de habilitação, como é o caso do autônomo Gustavo Mendes, 31 anos, que promete tirar a CNH Digital até o final deste semestre. “Peguei algumas informações, mas fiquei meio perdido. Vou ao CFC para entender melhor”, disse.

SENHA DE ACESSO

Para a diretora-geral do CFC (Centro de Formação de Condutores) Neotran, Márcia Calai, o Centro orienta as pessoas sobre os procedimentos para tirar o documento. Porém, não o pode fazer porque o interessado precisa cadastrar uma senha de acesso. “A gente explica todo o passo a passo como proceder”, comenta Márcia.

COMODIDADE

A CNH Digital é um serviço que funciona por meio de um aplicativo gratuito. Ele pode ser baixado pela Google Play Store e pela App Store. O documento eletrônico armazena todas as informações da carteira impressa, garantindo a autenticidade do documento. Algumas das várias vantagens em ter a CNH-e é a praticidade, segurança e comodidade, como comenta a diretora-geral do CFC, Márcia Calai. “O serviço é gratuito. Hoje em dia, o pessoal deixa a carteira em casa, mas não deixa o celular. Antes de baixar o aplicativo, o condutor deve ter um número de celular e um endereço de e-mail cadastrados na base do Denatran.”, comenta. Para isso, as opções são duas. A pessoa deve se dirigir a qualquer CFC e informar os dados – caso não estejam atualizados – e então realizar um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Ou ainda, para quem possui certificação digital, comunicar todos os dados diretamente no Portal do Denatran.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário