Destaques

A agenda da Terceira Idade hoje é um pouco diferente: nada de sair, fique em casa

28/03/2020 - 11h32min

Atualizada em 28/03/2020 - 11h42min

Dr. Satyro tem um pedido especial a você da terceira idade: “fique em casa” (FOTO: arquivo pessoal)

“Alles richtig”? Acharam que hoje a gente iria esquecer de vocês? Só porque não tem baile e todos estamos trancados em casa? Não, não não! Jamais abandonaríamos vocês, ainda mais neste momento difícil em que estamos trancados em casa! Estamos juntos há 10 anos e não seria hoje que ficaríamos distantes!

Sim, esta página é tradicional no Diário há mais de 10 anos. Toda semana, os vovôs e as vovós se encontram aqui. Nesta página estão fotos dos bailes, dos bailinhos internos de grupo e a agenda de reuniões ou horários para ônibus que levem a outros bailes da região ou para excursões.  Quantos grupos estão aqui? Uns 50. Talvez mais, não é?

Mas hoje, depois de 10 anos, vai ser um pouco diferente. Jamais pensamos que chegaríamos a este dia, mas este dia chegou. Nada de abrir o jornal e procurar a PÁGINA DA TERCEIRA IDADE para olhar o horário que o grupo vai se encontrar ou onde será o baile neste sábado. Nada disso. Então, a agenda hoje é um pouco diferente e bem fácil de memorizar: fique em casa. Nada mais. E isso não é sinal que seus netos, filhos e vizinhos não queiram estar perto de você, vovó e vovô. Não. É para preservar suas saúdes e suas vidas. É algo meio difícil de entender, mas é isso: é por gostar, é por amar, que se pede para ficar distante, para ficarem em casa.

Portanto, trouxemos um presente para todos. O cardiologista, Dr. Antonio Satyro da Cunha Neto, o “nosso doutor Satyro” como centenas ou milhares de vocês o chamam, vai até a casa de vocês para fazer um pedido.  Mas esta visita não poderá ser feita pessoalmente, porque, afinal, a recomendação é para que todos fiquem em casa (inclusive ele está em casa, quando não está no hospital, trabalhando!) Por isso, a visita até seus lares será por intermédio desta página para dar um recadinho a vocês. E nada melhor que o Dr. Satyro, bem quisto por todos, para fazer este pedido e explicar do jeito que só ele sabe. Portanto, abaixo está o texto, na íntegra, que gentilmente o Dr. Satyro nos passou. E, seguindo a recomendação: ele na casa dele e nós na nossa casa. Foi via WhatsApp, que vocês também podem usar muito nesta época se sentirem sós para falar entre o grupo ou com familiares.

Enfim, leiam com atenção e até a volta. Foram só dois ou três dias, ninguém mais aguenta ficar em casa ou de saudade dos netos e dos amigos do carteado, do bingo, do grupo, do baile ou da igreja, mas vai passar rápido e ali na frente todos nós poderemos novamente estar juntos, como tão bem falou o Dr. Satyro.

 

PALAVRA DO NOSSO DOUTOR SATYRO

“Falo para todos os idosos da região nesse momento tão triste no qual estamos passando. Peço a todos que não se desesperem e tenham muita, muita paciência. É de grande importância que essas medidas as quais estão sendo tomadas, de isolamento das pessoas, sejam levadas a sério, pois só assim conseguiremos controlar essa pandemia. Acredito que dentro de pouco tempo, se todos fizerem a sua parte, já estaremos nas ruas, voltando tudo ao normal.

Quanto aos idosos, são os que estão morrendo em maior quantidade, pois quando são contaminados, os casos se agravam.  Entendam que nas pessoas de mais idade as defesas são menores e a imunidade é pior, por isso o apelo incansável de que permaneçam em casa. Somente saiam para a rua em caso de extrema necessidade. Para os mais jovens e mais saudáveis, pode não representar tanto perigo a contaminação, porém, para um idoso pode representar uma internação numa UTI e, como consequência, levar à morte.

Portanto, tenham cuidado, lavem as mãos com água e sabão, não saiam, não se reunam , pois a recomendação é ficarmos sem aglomerações. Caso precisem de ajuda , peçam para alguém. Depois que passarem alguns meses veremos que esse período difícil não foi tão longo quanto está parecendo agora. Use a seguinte frase:

– Puxa, estou vivo! Tudo passou e parece que foi um sonho ou um pesadelo. Já estamos na primavera e o colorido dessa estação torna os dias mais bonitos, alegres e coloridos.

Não esqueçamos de agradecer à Deus. E, mais uma vez, eu peço: Para que tudo isso que estamos vivendo seja breve, é imprescindível que fiquem em casa (casa, álcool e sabão), enfim, higiêne e muito amor. Não esquecendo que tudo tem um tempo e nada é para sempre”.

 

Mensagem do cardiologista Dr. Antonio Satyro da Cunha Neto

Dois Irmãos

Sair da versão mobile