Destaques
A um dia da obrigatoriedade, máscaras estão em falta nas farmácias de Ivoti
Ivoti – Inicia nesta quinta-feira, 16, a obrigatoriedade do uso de máscaras para a circulação no município, regulamentada por decreto assinado pelo prefeito Martin Kalkmann na última segunda-feira, 13. Mesmo com o produto em falta na maioria das farmácias de Ivoti, a Prefeitura, comunidade e empresas tentam trabalhar em conjunto para que todos possam seguir as medidas de maneira correta.
Conforme o prefeito, o decreto segue orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “O que eu vejo claramente é que se estivéssemos no Japão, China ou na Coreia, não seria um tema polêmico, pois a medida foi tirada de recomendações das autoridades em saúde”, destacou Kalkmann.
Apesar de prateleiras vazias, o documento prevê que equipamentos caseiros também possam ser utilizados pela comunidade durante a pandemia. Além disso, a partir de 30 de abril, o decreto obriga as empresas a testarem com termômetros seus funcionários e colaboradores, vedando a entrada e orientado a procurarem atendimento aqueles que apresentarem temperaturas acima de 37,8 ºC.
Prateleiras vazias
Apesar do início da obrigatoriedade nesta quinta-feira, 16, muitas farmácias de Ivoti não contam com máscaras para venda. A situação, segundo relato de profissionais do setor, ocorre desde o início da pandemia, quando aumentou a procura por equipamentos de proteção e álcool em gel. “Com este novo decreto, muitos clientes entraram em contato com a loja perguntado se tínhamos máscaras. Infelizmente temos mais este produto e nem previsão de quando devem chegar novas”, contou Marcelo Boetcher, proprietário e farmacêutico da Vida Farmácias.
Máscaras pela Vida
Mesmo com o estoque baixo de máscaras nas farmácias, a Prefeitura de Ivoti está trabalhando para não deixar a população de baixa renda desassistida. Ainda de acordo com o prefeito Martin Kalkmann, mil máscaras de tecido laváveis serão distribuídas a partir de amanhã para as famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Além disso, em outra ação, a Prefeitura lançou a campanha “Máscaras pela Vida”, para arrecadar máscaras caseiras, produzidas pela comunidade. Estas serão também distribuídas para as famílias de baixa renda. As máscaras podem ser entregues diretamente nas Unidades Básicas de Saúde e no CRAS.
Comprou, ganhou
Prevendo a necessidade de utilização de máscaras para a prevenção ao coronavírus, a loja Urso Caramelo, no Centro, criou uma campanha para seus clientes. Conforme uma das proprietárias, Patrícia Garbati, a compra de qualquer produto na loja dá direito ao cliente receber um equipamento de proteção para crianças. “Como nosso foco é o público infantil, então a máscara que estamos distribuindo são para as crianças. Elas são produzidas por uma fábrica aqui de Ivoti, e são laváveis. Não importa se o cliente comprar apenas uma meia ou um lacinho, pois ganha uma máscara igual. Este é um momento de união pela comunidade”, comentou Patrícia. Ao todo são 100 máscaras que serão distribuídas pela Urso Caramelo aos seus clientes.