Destaques
Água suja nas torneiras de Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Os moradores no entorno do Moinho Velho passaram por uma situação incômoda na noite de terça-feira, dia 18. Ao abrirem a torneira para beber água, ou, até mesmo, ao ligarem o chuveiro para tomar banho, a água que vinha estava totalmente suja, de coloração marrom. De acordo com os moradores, a situação se estendeu das 18h até aproximadamente 21h e, até mesmo depois disso, ainda vinha um pouco de sujeira pelos canos.
Além do transtorno causado durante esse período, os moradores afirmam que terão que, novamente, executar a limpeza do seu reservatório, já que todos os resíduos ficaram acumulados no fundo do mesmo. “Não podem deixar entrar essa água para os clientes”, lamentou Cleiton Werlang.
Questionada sobre a situação, a Corsan informou que naquele dia foi feita a manutenção na rede do bairro. A regra, de acordo com o gerente Oneide Castro, é após a execução do trabalho fazer o expurgo, deixando a rede correr para limpar a água. Ele conta que na noite de terça ficou sabendo de situações pontuais e, ao ir na casa dos clientes, a água já estava limpa. “Toda vez que acontecer podem nos chamar que vamos até o local fazer o expurgo”, afirmou.
Corsan diz que não é poluída
Eduardo Carvalho, engenheiro químico da Corsan e responsável pela região, afirma que quando esses concertos são feitos partículas acabam se soltando da tubulação e, na hora da retomada, arrastadas junto. “Não é barro nem nada externo, são materiais que ficam aderidos ao longo do tempo”, explica, concordando que não é a água adequada, mas que não é poluída.