Destaques
Ajudando o avô na lida com os bois em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Nesse domingo, 11, o pequeno Arthur Schulz vai completar cinco anos de idade. Ele mora com a família na localidade de Padre Eterno Ilges. Durante a semana, na parte da manhã ele vai para a escola e, de tarde, fica com os avós enquanto os pais trabalham. Lá ele faz as suas atividades da aula, brinca, toma chimarrão e, claro, vai junto para a roça. “Ele gosta muito. Só quer plantar e fazer pasto”, conta a avó Maria Marlene Hoff.
Naturalmente, no interior, as juntas de bois, ainda novas, são adestradas para que possam auxiliar no trabalho da roça. Mineiro e Parceiro têm sete meses e já estão sendo preparados. Para tanto seu Alcelmo Hoff os coloca na canga e os leva para puxar um pequeno pedaço de tronco de madeira, sem forçá-los a fazer força excessiva.
E claro Arthur não poderia ficar fora dessa aventura. Sentou-se sobre o tronco, em um pedaço de tábua adaptado para que não caísse, e foi sendo puxado pelos boizinhos que estavam sendo guiados pelo avô “Celmo”. Ele gostou e se divertiu muito.
O menino sempre vai para a roça com os avós. Portanto, ajudou no adestramento da junta de bois, o Mineiro e Companheiro (FOTO: arquivo pessoal)