Conecte-se conosco

Destaques

Alerta de tempestade e risco de ciclone extratropical nesta quinta-feira

04/02/2021 - 07h16min

Atualizada em 04/02/2021 - 07h18min

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para as áreas destacadas em amarelo e laranja no mapa. (Foto: Inmet / Reprodução)

Região – Um ciclone extratropical que se formou sobre o território gaúcho ainda na quarta-feira, 3, seguiu ganhando intensidade ao longo da noite e madrugada e provocou pancadas fortes de chuva e vento intenso no Estado. Nesta quinta-feira, 4, ele segue se deslocando com a possibilidade de tempporais e até eventual queda de granizo.

— O ciclone nada mais é do que uma área de baixa pressão mais intensa. O nome “extratropical” vem da região da formação do ciclone, de acordo com a latitude. O ciclone, por sua vez, é um sistema (de forte intensidade) que, além de trazer muita chuva, com grande risco para temporais, também provoca vento intenso e, algumas vezes, grande agitação marítima — explica Fábio Luengo, meteorologista da Somar.

Segundo Luengo, porém, o fenômeno não deve atuar por muito tempo sobre o RS:

— Esse sistema vai se afastando para alto mar ainda nesta quinta e, com isso, os seus efeitos vão diminuindo sobre o Rio Grande do Sul, principalmente na sexta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, voltou a emitir alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul (assim como para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para a possibilidade de acumulados significativos de chuva (de até 100 mm) e de rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em algumas áreas. Também há um aviso específico para todo o litoral gaúcho, no qual o Inmet indica perigo por conta dos “ventos costeiros”. Já a Marinha Brasileira alerta para a ressaca no mar, cujas ondas podem alcançar até quatro metros de altura.

Conforme a Somar, entretanto, a instabilidade não chega a atingir todos os municípios gaúchos. Na Fronteira Oeste, por exemplo, o tempo tende a ficar firme em alguns pontos — caso de Uruguaiana e de municípios próximos, onde o céu deve ficar aberto.

As temperaturas diminuem em relação às registradas nos últimos dias. A máxima desta quinta no Estado, de 29°C, está prevista para Venâncio Aires, no Vale do Taquari, e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 21°C e 27°C.

Na sexta-feira (5), a frente fria se afasta e o sol volta a predominar em praticamente todo o Estado. A exceção é o Litoral Norte, que pode registrar pancadas fracas e isoladas durante a tarde. A maior temperatura do dia é esperada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho, e em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste: 28°C. Na Capital, os termômetros variam de 17°C a 25°C.

Região Metropolitana: a quinta-feira (4) terá tempo fechado, com possibilidade de pancadas fortes de chuva, rajadas de vento e queda de granizo, por conta de um ciclone extratropical que atua sobre o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção também para o risco de acumulados significativos de chuva (até 100mm) e de vento intenso (com rajadas que podem chegar a 100 km/h).

Serra gaúcha: a quinta-feira (4) terá tempo fechado, com possibilidade de pancadas fortes de chuva, rajadas de vento e queda de granizo, por conta de um ciclone extratropical que atua sobre o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a região, chamando atenção também para o risco de acumulados significativos de chuva (até 100mm) e de vento intenso (com rajadas que podem chegar a 100 km/h).

* Com informações de Gaucha ZH.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.