Destaques
Alfabetização ganha reforço em Morro Reuter
Morro Reuter – A volta às aulas na segunda-feira (9), após recesso de inverno, será com novidades na rede pública de ensino. O retorno dos estudantes será marcado também pelo início das atividades de 20 professores temporários. O aumento no quadro de profissionais chega com a promessa de reforçar a alfabetização, a partir da retomada do turno integral para alunos de níveis 4 e 5 e 1º e 2º ano. “Agora não será mais intercalado como vinha acontecendo. Os estudantes poderão estar na escola o dia todo. Entendemos que a pandemia acabou se refletindo em uma defasagem no processo de aprendizagem”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Juliana Zimmer.
Antes do recesso, somente os estudantes até 3 anos eram assistidos em tempo integral. “As famílias e os professores fizeram seu papel, mas a falta da presença do aluno em sala de aula trouxe uma diferença. Então agora vamos intensificar os esforços nas turmas de 1º e 2º ano”, afirma Juliana.
O município já possui 70 docentes atuando na rede pública desde o começo do ano letivo. Entre os 20 novos professores, quatro deles são de Educação Física. Segundo a secretaria municipal de Educação, Morro Reuter conta com 90 alunos em turmas do 1º e 2º ano e outros 125 estudantes nos níveis 4 e 5.
Capacitação
Os novos professores tiveram um momento exclusivo dentro da capacitação docente promovida pela Educação. No final da tarde de quarta-feira (4), eles participaram da atividade Ensinar e Aprender na RME de Morro Reuter, na sala de reuniões da Prefeitura. Mais tarde, o grupo participou de atividade em formato on-line na plataforma Elefante Letrado. Hoje, sexta-feira, último dia da programação pensada na volta às aulas, todos os professores da rede participam de atividades. A primeira delas, de modo presencial, na escola Professor Edvino Bervian, das 7h 30 às 11h 30 e das 13 às 17 horas, e por último, de forma on-line, às 18 horas, participam da conferência com a professora doutora Maria Cláudia Dal’Igna. A convidada aborda o tema “Existir e (re) existir para interrogar a educação e a docência no presente.