Destaques
Alunas do Colégio Arthur Konrath são premiadas na Mostratec
por Daiani Aguiar (daiani@odiario.net)
Projeto foi reconhecido como 1º lugar na categoria saúde
Estância Velha – Orgulho e dedicação descrevem a dupla de alunas do segundo ano do ensino médio do Colégio Arthur Konrath, Julia Diniz e Laura Bergamo, ambas de 17 anos. Elas trabalharam intensamente no projeto que recebeu o primeiro lugar na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, a Mostratec.
Intitulado DR-PRIM, o protótipo do dispositivo para remover pedras dos rins, funciona por cruzamento de ondas sonoras. A ideia inicial foi do professor e orientador, Jair Carlos Muller, que conduziu as estudantes durante todo o processo. “As gurias estão de parabéns, porque se envolveram do início ao fim com muito empenho”, destacou Jair.
As pesquisas foram iniciadas ainda em 2020, porém interrompidas devido a pandemia. Quando se inscreveram e foram selecionadas na Mostratec, retomaram e iniciaram a parte prática em março deste ano. A cerimônia de premiação ocorreu em formato online, em 30 de outubro.
Proposta
O protótipo prevê um tratamento menos invasivo aos pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para remoção dos cálculos renais. A ideia consiste em realizar um procedimento, através de ondas acústicas. Dessa forma apenas seria aplicada a anestesia local, prendendo a pedra em um nó gerado pela onda sonora, transportando a mesma até o interior da bexiga, o que tornaria possível o paciente expelir pela urina.
Conforme destacou a jovem Laura, o projeto premiado demonstra um potencial avanço para o tratamento do cálculo renal.“A intenção é ajudar as pessoas a partir dos nossos conhecimentos. Como é bastante comum as pessoas terem esse problema, penso que é bem importante para a área da saúde”.
Segundo a Júlia, o futuro aguarda atualizações. “Feitas mais pesquisas, temos o objetivo de aumentar o alcance para a lateral do corpo humano. Assim a cirurgia não precisaria ser tão invasiva e o paciente poderá ter um pós-operatório mais tranquilo”, disse a estudante.
Reconhecimento
Com muita expectativa, o trio assistiu à cerimônia de premiação, cada um de sua casa. “Quando anunciaram o terceiro e o segundo lugar eu pensei: ou não foi dessa vez ou nós ganhamos. Então quando divulgaram a primeira colocação, eu nem acreditei”, contou Jair.
Entusiasmadas, as alunas também disseram que ficaram surpresas. “Na hora eu nem acreditei. Fiquei muito feliz. Chorei, gritei. Foi muito legal. É algo importante e vai agregar muito”, afirmou Laura. “Fiquei muito feliz, porque trabalhamos bastante e a Mostratec é uma feira muito importante. Gratidão”, disse Júlia.
Primeira vez de muitas conquistas
Neste ano, o mesmo projeto concorreu na feira nacional Mostraclak, recebendo a segunda colocação. Já na Mostratec foi a primeira vez que recebeu reconhecimento. “Foi a primeira vez de destaque do colégio como instituição inscrita, de mim como orientador de projetos e das alunas como pesquisadoras”, enfatizou Jair.
O primeiro lugar na Mostratec rendeu uma importante credencial para o trio participar da Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), maior feira do estado de Minas Gerais, que ocorrerá entre outubro e novembro de 2022. Orgulhoso, o professor salienta a relevância do prêmio. “Não somos um colégio técnico, então é uma grande conquista”.
A feira, que reuniu 752 projetos concorrentes, representou um marco para a história dos envolvidos. “É um orgulho e muito gratificante recebermos este prêmio, considerando a relevância dele. Isso serve como um reconhecimento pelo trabalho dos professores e da escola”, apontou o diretor Mauri Helbing.