Conecte-se conosco

Destaques

Ambulatório 12 de Maio terá sua estrutura readequada em Santa Maria do Herval

14/08/2020 - 09h26min

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Nos próximos dias se dará início a uma obra de readequação no Ambulatório 12 de Maio, que será feita em duas etapas. O projeto já está pronto e, na primeira parte que está com licitação aprovada, será reestruturada a farmácia que passará a ter o atendimento onde hoje fica a emergência e, dessa forma, os hervalenses não precisarão mais entrar no local para buscar seus remédios, evitando assim a circulação desnecessária na recepção e sala de espera dos pacientes. Além disso, também será realizada a pintura de todo o prédio, cujo trabalho já tinha começado no início do ano, mas teve que ser interrompido devido às adversidades desse período.

A emergência será remanejada provisoriamente e, na segunda etapa da obra, ela terá seu local definitivo nos fundos do prédio, juntamente com a urgência e pronto atendimento. Hoje, esse espaço não está sendo usado na sua totalidade, apenas parte dele é utilizado para fisioterapia.

A secretária de Saúde, Adelaide Acker, explica que o trabalho precisa ser feito por etapas, pois por mais que uma obra esteja sendo feita, todos os serviços devem continuar funcionando. “Precisa ser muito bem estudado”. De acordo com ela a primeira parte será a mais simples; já a segunda deverá ser mais complexa e precisará de mais remanejo, pois a forma original não contemplará o novo projeto. “Vai envolver mais obras e investimentos”.

Questionada se com essas melhorias o Ambulatório ampliará seu atendimento, Adelaide ressalta que tudo pode ser estudado, mas que ainda não há projeção para isso. “Envolve mais a parte técnica, pois dependerá de maiores investimentos em equipamentos e profissionais”.

Farmácia ficará onde hoje funciona a emergência e, essa, por sua vez, será transferida para os fundos, junto com a urgência e pronto atendimento (FOTO: Cleiton Zimer)

Investimentos

De acordo com a prefeita Mara Stoffel (PDT), o investimento inicial para a primeira etapa será de R$ 123 mil, oriundo de custeios destinados para a Saúde. A obra deve começar na próxima semana e concluída em até 90 dias.

Já a segunda parte do projeto demandará em torno de R$ 500 mil em recursos, também provenientes de custeios. Para essa etapa ainda não há previsão de início, pois estará no período eleitoral. Não será feita nenhuma ampliação na estrutura e, sim, reforma do espaço.

Mara ressalta que o objetivo da obra é melhorar o atendimento na saúde para os hervalenses, além de “aproveitar o espaço que hoje está ocioso; toda a área será ocupada”. O projeto da obra tal qual como está hoje foi feito em 2002 e a construção, da mesma forma, iniciada há mais de 15 anos.

Em parte da estrutura do Ambulatório que hoje está em desuso será o pronto atendimento, emergência e urgência (FOTO: Cleiton Zimer)

VEJA O PROJETO DA PARTE EXTERNA:

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.