Conecte-se conosco

Destaques

#AntiNazismo: Grupos Folclóricos Alemães e Câmara de Nova Petrópolis também repudiam fala de Doris Neumann

11/03/2021 - 14h28min

A cultura alemã sempre foi muito representada em Nova Petrópolis (Créd.: Mauro Stoffel/Fábio Grison)

Nova Petrópolis – As instituições seguem se manifestando contrárias à fala nazista de Doris Neumann. A Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis – AGDFANP emitiu uma nota de repúdio pelo uso da frase “arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta” e era expostas nos campos de extermínio nazistas na Segunda guerra Mundial.

A Associação, que tem suas raízes e atividades voltadas à divulgação e perpetuação dos costumes alemães, disse que preservar a cultura alemã exige muito esforço e “arbeit macht frei” não representa a luta pelo trabalho honesto, crença compartilhada pelos imigrantes alemães no Brasil, mas sim, o símbolo de um dos maiores crimes contra a humanidade.

“A cultura alemã se contrapõe em absoluto a qualquer tipo de preconceito como aqueles pregados pelo regime nazista, deixamos isso claro através do maior evento cultural da região, que organizamos juntamente com a prefeitura, o Festival Internacional de Folclore, que prega a diversidade e união dos povos acima de todas as desavenças e diferenças”.

Por fim, a AGDFANP disse que compreende o regime nazista da mesma forma como as leis e o governo alemães o encaram: como um crime perverso que não pode se repetir sob nenhuma circunstância.

Cidade Educadora

A Câmara de Vereadores, além de também manifestar repúdio à manifestação de cunho nazista, reforçou que a declaração de Doris Neumann não representa o pensamento dos moradores de Nova Petrópolis. A fala da ex-candidata a prefeitura, gerou repercussão nacional, inclusive fazendo com que pessoas generalizassem e chamassem Nova Petrópolis de “o maior reduto nazista da América Latina”.

O Poder Legislativo reconhece que o município possui origem alemã, mas diz que herdou somente os ensinamentos de união, cooperação, trabalho e honestidade. “Completamente o contrário do que o regime nazista pregou”.

Em 2019, foi aprovado pela Câmara de Vereadores um projeto de lei que torna Nova Petrópolis uma Cidade Educadora. “Isso mostra que os representantes do Legislativo sempre entenderam o papel da educação na vida de nossa comunidade. Lamentamos o ocorrido e continuaremos apostando na educação dos nossos moradores para que casos assim não se repitam”, finalizou.

Vale ressaltar, ainda, que os primeiros imigrantes alemães chegaram onde hoje é Nova Petrópolis no ano de 1858, cerca de 80 anos antes do início da Segunda Guerra Mundial e a implantação do nazismo na Alemanha por Adolf Hitler.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.