Destaques
Aos 8 anos Pedro criou seu caixa eletrônico
Brincadeira fez agência Sicredi reconhecer sua criação
Por Leila Ermel
Ivoti – Na semana passada, o menino Pedro Hartmann Dhein, de 8 anos, fabricou um caixa eletrônico com material reciclado (papelão, corda, tinta), com dispositivo acionado através de corda para sacar dinheiro e dar vazão a sua criatividade. A mãe Vanessa Hartmann Dhein, professora e acostumada com as ideias criativas dele, sempre incentivadora e orgulhosa dos seus feitos, achou interessante sua iniciativa e postou nas redes sociais a foto de Pedro com seu invento.
A repercussão foi imediata. Como o aluno da Escola 25 de Julho, de Ivoti, escreveu o nome da cooperativa Sicredi no seu brinquedo, a agência entrou em contato com a família, convidou-o para fazer uma visita na agência de Ivoti, receber os cumprimentos pela iniciativa, mostrando ter muita noção de educação financeira. Sendo recebido pela gerente da agência Bruna, que o recebeu muito bem e incentivou ainda mais a curiosidade dele. “Ele se sentiu muito valorizado, recebeu um mimo com livrinhos sobre educação financeira, a Abelhuda símbolo do programa a União faz a Vida. Este carinho e a atenção das gurias fez ele se sentir o máximo”, afirma Vanessa.
Na ocasião, teve a possibilidade de conhecer todo o funcionamento de um verdadeiro caixa eletrônico, verificou como é a recarga de dinheiro, além de visitar toda a agência e o mais impactante para ele, conheceu o cofre. “Expliquei para ele que se trata de um espaço sigiloso e que foi um privilégio ter recebido este convite do Sicredi, que na verdade é a instituição financeira que ele está acostumado porque somos clientes”, destaca a mãe.
Família orgulhosa
Os pais Vanessa e Diego Dhein, são moradores de Presidente Lucena, e destacaram a curiosidade, criatividade e vontade de aprender do filho, que tem ainda as irmãs Eduarda Baumgarten Dhein, de 20 anos e professora no IEI, e a pequena Melinda de 1 anos e 7 meses. “Desde pequeno ele gosta de criar, de desmontar e remontar brinquedos, de inventar coisas com legos ou com materiais alternativos que estejam a sua disposição. Mas não imaginamos que uma postagem fosse dar esta oportunidade para ele e este reconhecimento. Agradecemos, pois as gurias do Sicredi foram muitos especiais”, afirma Vanessa.
Valor das coisas
Ele sempre foi muito interessado na leitura, no criar objetos e brinquedos. “A gente sempre falou sobre dinheiro e o valor das coisas, mas nunca imaginou que ele teria esta noção e usaria o que vê no dia a dia, para criar seu brinquedo com tanta noção financeira”, finaliza a mãe de Pedro.