Destaques
Após leitura, estudante interpreta idosa para ajudar na quarentena
Dois Irmãos – Estamos vivendo um período de grande dificuldade. Todos os setores da sociedade estão sofrendo mudanças em razão da pandemia do Covid-19. Na educação, a batalha está em conseguir repassar conteúdo e manter o vínculo das escolas com as crianças e suas famílias. Um bonito exemplo de criatividade e de que é necessário se reinventar vem da menina Yasmin Juchem, 10 anos, aluna da escola Albano Hansen, no bairro Travessão.
Yasmin adora ler e a ideia de criar um personagem e interagir com o público surgiu a partir do livro de “A Caligrafia de Dona Sofia”, de André Neves, indicação da professora Rosane Linck. “Antes de começar a quarentena e as aulas serem interrompidas, a professora já havia dito que haveria um trabalho em cima desse livro, com peça teatral. Yasmin gosta muito de teatro e, na semana passada, depois de ler o livro ela teve a ideia de se transformar na personagem principal, a Vovó Sofia”, conta a mãe Jaqueline de Oliveira Juchem, que apoiou a filha e também se decidiu. Yasmin e a mãe cuidaram de todos os detalhes. Além ddo conteúdo de texto, literalmente “vestiram” a personagem. “Conseguimos roupas, joias e utensílios de casa que pertenciam a avó e bisavó dela”, conta Jaqueline.
“No começo, fiz vídeos mostrando cenas do livro, mas não quis parar”
Com a personagem pronta e criando cenas do livro, Yasmin logo teve a ideia de fazer vídeos e postar na rede social Facebook. A professora também adorou a ideia e incentivou a ação. “No começo, fiz vídeos mostrando cenas do livro, mas não quis parar. Então, tivemos a ideia de fazer outros vídeos dando dicas de leitura e até incentivando a doação de roupas para quem precisa”, conta a garota, sorridente e feliz com o trabalho. “De uma forma simples, ela quis ajudar a entreter e levar conhecimento, assim como também aprender. Dá trabalho cuidar de roupa, cabelo, maquiagem, decorar texto e publicar. Mas ela adorou e nós também”, conta a mãe, que recebe ainda apoio da filha mais velha, Pyetra e do marido Samuel.
“Mais de 300 livros no acervo de casa”
A família Juchem sempre incentivou à leitura. Prova disso é o acervo de livros em casa, são mais de 300 títulos. As filhas Pyetra e Yasmin adoram ler e mantém uma rotina quase diária nessa dedicação, principalmente neste período sem aulas. “Gosto muito de ler e, por isso, também quis fazer o vídeo indicando alguns livros para as pessoas”. Através das histórias, as irmãs também tentam inovar nas atividades em casa. Uma delas, foi fazer uma hora nos fundos de casa. “Isso fizemos agora nesse período. Temos espaço no terreno, mas para quem não tem, uma ideia seria plantar em potes”, comenta o pai Samuel. O casal tenta dar liberdade para as ideias das meninas, quando existe um motivo a mais, algo que venha para contribuir. “A gente divide a rotina em fazer o trabalho de casa, estudos e o momento da criatividade. Precisamos ser parceiros delas, incentivar e tentamos fazer sempre que possível”, contou Jaqueline.