Conecte-se conosco

Destaques

Após várias semanas sofrendo, chuva traz alívio para a região

05/01/2022 - 20h12min

Há semanas sofrendo com a seca, a chuva desta quarta-feira, 5, amenizou os impactos na região (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos  – Após semanas amargurando as incertezas diante da seca, a chuva de ontem trouxe um alento para a região, primeiramente aos agricultores, agropecuária, mas também aos reservatórios de água para consumo humano. A chuva começou cedo, foi se intensificando e se mantendo ao longo do dia, adentrando a noite. E o melhor de tudo: sem ventania e sem alagamentos. Exatamente do jeito que se precisava.

Seu Pedro Rubi Becker, de 79 anos, fez questão de dar uma caminhada na chuva no início da tarde na Av. Sapiranga, em Dois Irmãos. Conta que estava até com saudades deste tempo. “Estou é feliz que começou a chover. Tenho uma hortinha lá em casa mas tudo secou. Tinha abóboras que queimaram. Mas o bom é que agora começou a chover, tudo vai melhorar”, disse, esperançoso e sorridente enquanto seguia a sua caminhada.

Pedro aproveitou para dar uma caminhada na chuva: estava com saudade de senti-la (FOTO: Cleiton Zimer)

Além de melhorar a condição hídrica da região, o calor que vinha se arrastando nos últimos dias também amenizou; enquanto no início da semana se aproximava dos 40 ºC em Dois Irmãos, ontem, beirava os 25 ºC. Uma sensação de alívio para todos, principalmente para quem trabalha na rua, como os pedreiros, servidores que limpam as estradas, vendedores.

 Alerta permanece

Mas a chuva não pode gerar relaxamento. De acordo com as Prefeituras de Santa Maria do Herval, Morro Reuter e Dois Irmãos, é necessário seguir mantendo o consumo consciente, pois ainda há incertezas do cenário daqui por diante. Desta forma, a orientação é que cada qual adote medidas de racionamento dentro da própria casa, não somente agora, mas, o tempo todo.

Danos na agricultura

A chuva ajudou, sim. Mas os agricultores de Santa Maria do Herval já contabilizam os prejuízos que são irreversíveis, mesmo após o dia de ontem. Infelizmente, as longas semanas sem chuva e sol quente impactaram em diversas culturas, como o milho, batata, acácias recém-plantadas. Então, nem tudo é comemoração. A safra já está prejudicada, o que se torna ainda mais grave diante do preço dos insumos que se elevaram muito para estas plantações.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.