Conecte-se conosco

Destaques

Asfalto até Gramado poderá beneficiar a Rua do Paradouro em Morro Reuter

01/12/2020 - 17h30min

Atualizada em 01/12/2020 - 17h34min

Fluxo de veículos aumentará se asfalto entre Herval e Gramado foi concluído e, por isso, autoridades estão buscando recursos para pavimentar a Rua do Paradouro e dar mais uma opção aos motoristas (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – A prefeita Carla Chamorro e o prefeito em exercício, Airton Bohn, participaram de uma reunião no Teewald na segunda-feira com o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) e prefeitos da região, sobre a busca do asfaltamento da ERS-373, que liga os municípios de Santa Maria do Herval e Gramado. Morro Reuter participou do encontro que aconteceu não somente devido ao impacto econômico e turístico que a pavimentação do trecho de 12 quilômetros deve gerar na região, mas, também, pela questão do entroncamento da BR-116 junto a VRS-873. O deputado enfatizou que, como o fluxo de veículos deve aumentar no trecho, ele se empenhará para buscar recursos para pavimentar a Rua do Paradouro.

“Morro Reuter vai ganhar muito com isso uma vez que o fluxo de veículos vai passar pelo município. Será um grande diferencial pois vai ajudar no desenvolvimento econômico e turístico da cidade, assim como de Santa Maria do Herval e de Gramado”, destaca a prefeita Carla, salientando que a pavimentação dos 1,2 km da Rua do Paradouro garantirá, além de um melhor fluxo, maior segurança, sendo uma alternativa para resolver o constante problema de acidentes no entroncamento.

Prefeito em exercício Airton, prefeita Carla e deputado Marcel (FOTO: divulgação)

Uma alternativa

Questionada se há algum projeto em vista que visa realocar o trânsito de veículos pesados pela Rua do Paradouro – diante dos inúmeros acidentes com caminhões no trecho, Carla explica que no momento a proposta de pavimentação da rua está designada a ser apenas uma alternativa para os motoristas e, futuramente, será reorganizado.

Mesmo com a pavimentação da rua, veículos que estiveram descendo a VRS e seguirem em direção à Capital pelo trecho do Paradouro terão de cruzar a BR-116, sem uma alternativa de retorno. Para essa finalidade Carla destacou que estão sendo projetadas duas rótulas, uma no Birckenthal e outra em Picada São Paulo, cuja obra deve acontecer no ano que vem.

Quanto ao risco do entroncamento da VRS com a BR-116, diante do último acidente que aconteceu em agosto quando um caminhão entrou em uma casa na BR-116, o Daer instalou quatro lombadas com o objetivo de diminuir a velocidade dos veículos e, desde então, não foram mais registradas ocorrências graves.

30 quilômetros mais perto

para chegar em Gramado

Marcel Van Hattem se comprometeu com os chefes dos executivos de Herval, Morro Reuter e Gramado a disponibilizar recursos de emendas parlamentares impositivas para a pavimentação da rodovia. “É muito importante lembrar os ganhos para toda a região. Eu, que sou de Dois Irmãos, sei: são pouco mais de 10 quilômetros sem asfalto. Significam 30 quilômetros a menos para se chegar até Gramado”, disse, comparando o trecho ao acesso por Nova Petrópolis.

Além de Carla e Airton, também participara da reunião a prefeita eleita de Santa Maria do Herval, Mara Susana Schaumloeffel Stoffel e seu vice, Gilnei Capeletti , e o prefeito eleito de Gramado, Nestor Tissot, além da presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Rosi Ecker Schmitt.

O próximo passo será uma reunião com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e com deputados da bancada gaúcha para que os recursos necessários sejam disponibilizados o mais rápido possível.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.