Destaques

Astrofotógrafo de Nova Petrópolis ganha destaque nacional

09/12/2021 - 10h23min

Atualizada em 09/12/2021 - 10h44min

Nova Petrópolis – Com apenas 17 anos, Guilherme Drumm Warpechowski, morador da Linha Imperial, teve sua foto publicada na capa e contracapa da Revista Brasileira de Astronomia (RBA). A revista é considerada a maior do segmento no país e é produzida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com apenas quatro publicações por ano, uma a cada trimestre, e é voltada para a divulgação científica de temas espaciais.

Guilherme é o mais jovem a ter uma foto publicada na revista. E o mais relevante é que a foto foi tirada em outubro de 2020, quando ele ainda tinha somente 16 anos e iniciava na astrofotografia.

Guilherme Warpechowski (Créd.: Dário Gonçalves)

Estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Bom Pastor, o garoto passou a se interessar por fotografia e questões espaciais há cerca de dois anos. Então, resolveu juntar os hobbies e se dedicar às fotografias de estrelas, planetas e galáxias. Recentemente, ele voltou de uma viagem de alguns dias no Rio de Janeiro e, na “bagagem”, trouxe consigo milhares de fotos clicadas na Cidade Maravilhosa.

Foto publicada na capa da revista (Créd.: Guilherme Warpechowski)

Aprendizado

Engana-se quem pensa que Guilherme precisou de anos de experiência com fotógrafos especializados. O talento é fruto do esforço e dedicação aos estudos da fotografia. “Tudo o que aprendi foi online, principalmente através de vídeos no YouTube”, explica. Na escola, alguns amigos chegam a comentar que não entendem como uma foto assim pode ser feita e pensam que é algum tipo de montagem, como muitas pessoas acreditam.

Depois de fotografar, ele passa as imagens para o computador e as edita camada por camada para que a fotografa fique perfeita. “Aquilo que a foto mostra é como o céu realmente é, mas não conseguimos ver porque nossos olhos não são tão sensíveis e a poluição luminosa das cidades ofuscam esse brilho”, conta.

Via Láctea sobre a casa de Guilherme, em Linha Imperial (Créd.: Guilherme Warpechowski)

Publicação

A foto de Guilherme que estampa a capa da Revista foi nomeada de “A Via Láctea sobre os morros”, com destaque, é claro, para o Malakoff. Ele conta que fotografou a partir da Linha Brasil, e para obter o resultado desejado, foram necessárias a captura de 10 fotos do céu, que posteriormente, foram empilhadas em uma só para obter o resultado desejado.

Para uma fotografia como essa, é necessário observar até mesmo a época do ano, pois o universo está em constante movimento. Atualmente, em dezembro, não seria possível repetir a foto pois a Via Láctea encontra-se durante o dia na posição em que foi fotografada. Quando escurece, ela já se pôs atrás do Malakoff.

Capa da Revista Brasileira de Astronomia (Créd.: Reprodução)

Inicialmente, ele postou a foto em seu instagram (@guilherme_869), onde costuma publicar suas astrofotografias. Foi por lá que o astrônomo, professor universitário, presidente da SAB e editor da RBA, Dr. Hélio Jaques Rocha Pinto viu a foto e entrou em contato com o garoto. “Ele me seguiu e veio falar comigo. Eu autorizei a publicação e foi uma oportunidade incrível, que me dá muito orgulho”, finaliza.

Sair da versão mobile