Destaques

Atrativo oferece turismo acessível em Nova Petrópolis

18/11/2021 - 16h02min

Placas descrevem as esculturas (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O Esculturas Parque Pedras do Silêncio passou a contar recentemente com uma plataforma que oferece audiodescrição para que pessoas com deficiência visual possam ter a experiência de conhecer o atrativo turístico. Aberto para visitação desde 2014, o parque conta a história e a cultura da imigração germânica do município, com mais de 80 esculturas dispostas pelo trajeto.

De acordo com o proprietário Valmor Heckler, desde sua concepção, o Parque tem cuidados com a acessibilidade. O local foi projetado sem nenhum degrau e com calçada, visando facilitar o deslocamento de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, conta com uma cadeira de rodas disponível para atender os visitantes que encontrarem alguma dificuldade para fazer o trajeto.

Devido à pandemia, os folders eram usados como guias, mas logo foram substituídos por um site para os visitantes. A ideia ganhou novos rumos quando uma ex-colaboradora, Gabriela Altevogt, estudante de Relações Públicas, sugeriu a ferramenta em seu trabalho de conclusão de curso sobre acessibilidade.

Escultura de casal imigrante (Créd.: Dário Gonçalves)

Audiodescrição

Gabriela e um grupo de deficientes visuais, moradores de Nova Petrópolis, auxiliaram no desenvolvimento da plataforma, além da realização de uma visita-teste com três pessoas, que comprovou que o site estava pronto.

Além da audiodescrição, também é possível realizar uma visita guiada em quatro línguas (português, espanhol, alemão e inglês), disponibilizando as informações presentes na descrição das esculturas ao longo do parque. Ele pode ser acessado pelo endereço ou pelos QRCodes que estão espalhados pelo atrativo e funciona em toda a extensão da área de 450 metros.

Plataforma

Para Heckler, a plataforma vem atender uma demanda bastante latente e necessária na região. “Garantir que todos possam fazer turismo e poder ser um facilitador para levar a experiência e a cultura para mais pessoas, é recompensador”, destacou o proprietário.

O Parque está localizado na rua Emilio Dinnebier Filho, 560, em Linha Brasil Fundos. Está aberto ao público todos os dias, das 9h30min às 18 horas, conta com vegetação nativa e paisagismo, oferecendo espaço para realização de piqueniques e exposições temporárias.

Local para os visitantes tirarem fotos (Créd.: Dário Gonçalves)

Turismo

O secretário de Turismo, Rodrigo Santos, destaca que a ação feita pelo Esculturas Parque é muito importante pro município, no momento em que a secretaria de Turismo quer posicionar ainda mais a cidade e buscar esse novo público. O empreendimento além de ser acessível, busca a inclusão social para os deficientes visuais. “Normalmente, uma pessoa que possui alguma deficiência está acompanhada, então tudo isso acaba fazendo a roda da economia girar, movimentando ainda mais o nosso turismo”, finaliza o secretário.

Sair da versão mobile