Destaques

Avião da Varig deve chegar em Nova Petrópolis na próxima semana

10/02/2021 - 17h33min

Aeronave será reformada para o memorial (Créd.: Divulgação)

Nova Petrópolis – Está previsto para a próxima quinta-feira, 18, a viagem do avião Boeing 727 da extinta Viação Aérea Rio-Grandense, a Varig, para o município. A aeronave deve sair por volta das 6 horas da manhã de Porto Alegre, onde está parado desde 2006 em um terreno anexo ao Aeroporto Salgado Filho. A chegada em Nova Petrópolis deve ser ainda pela manhã. O avião será restaurado para ser o atrativo principal de um memorial à aviação gaúcha. O empreendimento é uma parceira entre a VarigVive, uma associação de ex-funcionários da companhia, e o Grupo H2.

O ex-engenheiro de voo da Varig e presidente da VarigVive, Oscar Burgel, que foi quem arrematou o avião, explica que a aeronave será transportada em quatro caminhões, pela BR-116 por uma empresa contratada. A logística do trasporte deverá fazer com que trechos da rodovia seja bloqueado em ambos os sentidos. Segundo Burgel, cabe a empresa contratada resolver essas questões com a Polícia Rodoviária Federal. No entanto, a PRF afirma que até esta quarta-feira, 10, os responsáveis pelo empreendimento não entraram em contato com a polícia.

Para o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, a chegada do avião será um momento muito marcante para o município, pois é uma operação que está sendo planejada com bastante cuidado pelos investidores, em parceria com as autoridades de trânsito. “Imaginamos que a viagem terá muita repercussão junto ao público, bem como o próprio empreendimento turístico, que será um acréscimo muito importante para o turismo de Nova Petrópolis”, disse Darlei.

Burgel afirma que será um momento de, literalmente, parar o trânsito e de repercussão nacional. Ao chegar em Nova Petrópolis, o avião receberá uma espécie de batismo para marcar a chegada. “Tenho 50 anos de aviação, mas ver um avião sem asas é a primeira vez. Não é todo dia que se vê um avião por terra, certamente será prestigiado por todos que o virem”, comentou o variguiano, como são chamados os integrantes de VarigVive.

Sobre a aeronave

Desde novembro, o Boeing, que conta com três motores, está sendo desmontado para o transporte. Asas, trem de pouso e outros componentes já foram retirados. O avião está em um terreno onde, com o passar dos anos, árvores cresceram e um muro foi construído em volta, dificultando a remoção.

O Boeing 727 PP-VLD (Vitor Lima Delta) é o último avião da Varig, e serviu para transportes de passageiros atá agosto de 1989, quando foi transformado em cargueiro. Foi o terceiro a ser operado no Brasil a partir da década de 70 e fazia voos pela América do Sul. A aeronave estava condenada, mas foi arrematava em um leilão em outubro do ano passado por R$ 85.000,00, após 49 lances, entre interessados em desmanchar ou até mesmo transformá-lo em restaurante.

Complexo turístico

Conforme explica Burgel, a H2 tem um prazo de 36 meses para deixar o empreendimento pronto para receber o público. O avião deverá estar reformado antes deste prazo, mas como junto a ele também haverá um restaurante e um hotel, o Boeing será escondido com lonas e tapumes para não estragar a surpresa.

No memorial, também serão expostos vários itens da Varig, como trajes dos comissários de voos, motores, simuladores de voos antigos e novos, entre outros. Inclusive, mais para frente, a ideia é proporcionar voos virtuais para os turistas que visitarem o local.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário