Destaques
Baixo nível do Arroio Feitoria deixa Morro Reuter e Dois Irmãos em alerta
Morro Reuter / Dois Irmãos – A forte estiagem que atinge o Rio Grande do Sul está baixando os níveis dos mananciais que servem de fonte para o abastecimento público. Os municípios de Dois Irmãos e Morro Reuter são abastecidos com água captada no arroio Feitoria, cujo nível vem diminuindo rapidamente nos últimos dias. Na sexta-feira, dia 17, como consequência da estiagem, o arroio atingiu a vazão crítica e reduziu drasticamente o seu fluxo.
A Corsan ainda trabalha com uma reserva na bacia de captação e está, em parceria com os municípios, monitorando a situação e realizando ações para mitigar o problema. Mesmo assim, a companhia solicita que a comunidade local colabore, evitando desperdícios.
250 famílias fazendo racionamento
Em Morro Reuter, somente a região urbana é abastecida pela Corsan e, as demais localidades, possuem uma Associação de Moradores que possuem seus poços. De acordo com a prefeita Carla Chamorro, até sábado, dia 18, mais de 250 famílias que estão na área rural estão passando por um processo de racionamento de água. “Nós estamos trabalhando para decretar situação de emergência”, afirmou.
Ela conta que as localidades mais atingidas são Linha Cristo Rei e São José do Herval, e que a água está sendo levada com auxílio de caminhão pipa até esses locais. “A comunidade de Walachai vem ajudando, pois lá não tem falta de água, e a Associação de Moradores está abastecendo as comunidades de São José do Herval e Linha Cristo Rei”, explicou Carla. Ela conta que, incialmente, a Corsan ajudava, mas, agora, também já não está mais conseguindo devido a grande demanda.
Consciência
“Estamos abastecendo aviários, estufas e residências. Mas as pessoas precisam se conscientizar de que, apesar de não está estar faltando água para abastecer no momento, se a comunidade não poupar poderá faltar para todo o município, pois não há perspectivas de chuva,”, alertou Carla, ressaltando que “é louvável o comprometimento que a Corsan está tendo. Estamos vivendo um processo de estiagem, não chove e, até o presente momento, estamos passando pelo período sem faltar água”, disse.
Represando o Feitoria
No sábado, dia 18, a Corsan represou o Arroio Feitoria. A medida paliativa tem por objetivo postergar a falta de água, tendo em vista que não há previsão de chuva para os próximos dias. O gerente da unidade, Oneide Castro, acompanhou os trabalhos e ressaltou que nunca uma ação dessas foi necessária, portanto, pede o consumo consciente de cada cidadão, para que economizem o máximo possível de água, e não gastem em coisas supérfluas, como lavar carro, calçadas e telhados.
Recentemente, a Corsan também realizou reuniões com as prefeituras de Morro Reuter e Dois Irmãos, para tratar da estiagem e do abastecimento de água.