Destaques

Banda Municipal de Nova Petrópolis recebe homenagem pelos 50 anos

26/10/2021 - 10h30min

Homenagem contou com integrantes, ex-integrantes e familiares (Créd.: Francis Limberger)

Nova PetrópolisO cinquentenário da Banda Municipal, fundada em 20 de setembro de 1971, foi motivo de homenagens durante a abertura oficial do Festival Municipal de Música Estudantil, na noite de domingo, 24. A apresentação comemorativa teve transmissão ao vivo e segue disponível ao público na página da Prefeitura no Facebook.

Atualmente o conjunto é formado 17 instrumentistas: César Staudt, Claudiomir Mewius, Davi Utzig, Diego Martins, Guido Jung, Hélio Lüdke, Inácio Robinson, Leandro Sudbrack, Nelson Scheer, Nértan Pfeifer, Romeu Utzig, Sandro Britz, Volnei Marchner e ainda Alceu Ritter, Arlindo Müller, Elói Goetz e Nestor Goetz, que permanecem atuantes no grupo desde a fundação. Hoje a coordenação está a cargo de Hélio Lüdke e Inácio Robinson, com regência de Elói Goetz e Arranjos de Nestor Goetz.

O prefeito Jorge Darlei Wolf falou que os integrantes são músicos que se dedicaram de forma quase voluntária, para representar Nova Petrópolis onde quer que fossem solicitados. “Aos músicos e familiares, o nosso reconhecimento e agradecimento pelo apoio à música e à cultura de nossa cidade”, declarou.

Darlei entregou uma placa comemorativa ao regente da Banda, Elói Goetz (Créd.: Francis Limberger)

Emoção

A secretária de Cultura, Gislaine Leal, afirmou ser uma grande emoção ter a Banda Municipal abrilhantando a abertura do Festival de Música Estudantil. “Nos enche de alegria estarmos junto de vocês, que têm uma trajetória histórica e que engrandece este município”, destacou Leal.

As homenagens contaram também com a participação do presidente da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, Mateus Kaiser. Para ele, o cinquentenário da Banda Municipal confirma a valorização da cultura. “Significa que lá atrás já foi percebido que não se faz uma cidade sem música, sem dança e sem cultura”, disse o presidente.

“Não se faz uma cidade sem música, sem dança e sem cultura”

Representando os músicos homenageados, o presidente da Banda Municipal de Nova Petrópolis, Hélio Lüdke, lembrou as dificuldades da classe musical desde o início da pandemia. “O mundo inteiro passou, e ainda passa, por momentos conturbados. A nossa classe foi muito afetada e ficamos em silêncio por muito tempo”, disse. E ainda completou: “quando tivemos a oportunidade de voltar, foi uma explosão musical intensa, que nos tornou ainda mais fortes. Só temos a agradecer por todas as oportunidades e nos colocamos a sempre à disposição do município para apresentar o nosso trabalho”, comentou o presidente.

Após a apresentação, Darlei entregou uma placa comemorativa do cinquentenário ao regente da Banda, Elói Goetz. Integrantes, ex-integrantes e familiares presentes receberam pins comemorativos dos 50 anos da Banda.

Festival Municipal de Música Estudantil

O Festival Municipal de Música Estudantil de Nova Petrópolis segue com programação até esta sexta-feira, 29. Até a quinta-feira, 28, acontecem as apresentações de alunos com início às 19 horas. Na sexta-feira, às 20 horas, acontece o encerramento do Festival, com apresentação da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis. Todas as apresentações serão transmitidas ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.

Sair da versão mobile