Destaques
Baratas dão às caras em Dois Irmãos
Dois Irmãos – O surgimento de baratas, que causam repugna em muitas pessoas, vem sendo relatado por moradores de diferentes regiões da cidade. Ainda segundo eles, os insetos que normalmente ficam escondidos em locais como bueiros e frestas, aos poucos, começam a entrar em portas e janelas e circulam por cômodos de residências.
Os dias de forte calor no verão associado às chuvas recentes ajudam a propiciar o ambiente úmido tão desejado por elas. O morador do bairro União, Leonardo Staudt, afirma que todos os anos são registrados problemas com o inseto. “Eu moro aqui na rua Cambará do Sul e todo ano é a mesma coisa. Mais de dois anos que sempre nessa época aparecem as baratas”, disse. Outros moradores informaram que há registros de casos também nos bairros – Moinho Velho, Navegantes, São João e Centro. “Tem muitas baratas saindo dos bueiros à noite”, aponta Ramon Naumann, que reside na rua Goiás, no São João. Relatos de aparição de ratos em locais públicos também foi comunicada recentemente por populares.
Em nota, a Administração afirma que a secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Sanitária, está contratando serviço de desinsetização e desratização das bocas de lobo nas vias públicas de Dois Irmãos. O serviço está em processo licitatório para contratação de empresa especializada para execução.
Dicas para evitar baratas
– Mantenha o ambiente sempre limpo. Baratas são atraídas por restos de comida, principalmente gordura. Evite acúmulo de louça suja, conserve o chão limpo e o fogão em ordem, sem panelas usadas.
– Qualquer rachadura ou abertura pode ser porta de entrada de baratas e outros insetos. Caso tenha fendas em algum lugar da casa realize a manutenção desses locais. Se possível mantenha os ralos cobertos também.
– A umidade e água de vazamentos, pias não muito secas ou excesso em vasos de plantas, também atraem esses insetos. As baratas conseguem viver meses sem comida, mas apenas alguns dias sem água, por isso são tão atraídas por esse elemento.
Fonte: Vigilância Sanitária de Dois Irmãos