Destaques
Biblioteca Pública de Dois Irmãos possui cerca de 40 mil exemplares
São mais livros do que habitantes na cidade
por Carla Fogaça
Dois Irmãos- A Biblioteca Pública Professor Paulo Arandt tem cerca de 40 mil livros disponíveis para leitura. De acordo com levantamento do IBGE, em 2020, a população estimada do município é de 33.547 cidadãos. Isso significa que existem mais números de livros do que de pessoas na cidade.
Segundo a auxiliar administrativo Bruna Rubenich Eckerp, qualquer pessoa com vínculo com a cidade pode realizar um cadastro e fazer empréstimo de livros. “Pode ser quem mora aqui, trabalha ou estuda”, reforça.
Ainda de acordo com Bruna, o fluxo de leitores poderia ser melhor, visto que, as prateleiras estão lotadas com diversos livros e categorias. “Nas segundas e sextas-feiras vem mais gente, mas poderia vir mais, temos muitos livros bons”, declara.
Incentivado pelo trabalho
O estagiário da Biblioteca Guilherme H. de Pontes, não tinha o hábito de ler, mas com apenas um mês de trabalho ele já pegou dois exemplares para começar a leitura. “Eu sei que é importante ler. Eu peguei um livro de futebol e um de terror”, completa.
Sobre a Biblioteca
“Sempre pego livros aqui, acho que faz uns 18 anos. De todos os lugares que eu já morrei, essa biblioteca é a melhor. Muita variedade e amo ler sobre tudo”.
Jessi Lauxen, aposentada.
“Temos muitos livros à disposição. O leitor pode pegar até 14 livros por vez e tem 30 dias para devolver, podendo ser renovado. O cadastro é simples e rápido”.
Bruna Rubenich Eckerp, auxiliar administrativo.