Destaques
Boi morre eletrocutado em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Na manhã desta terça-feira, dia 1º, por volta das 10h30, um boi com cerca de um ano e meio morreu eletrocutado na Linha Marcondes. De acordo com o proprietário Cláudio Kroetz, ele e o filho haviam soltado os animais no potreiro e, enquanto estavam “tocando-os” para a pastagem, um deles caiu sobre o chão, agonizando. Foi então que viram que um cabo da rede elétrica estava dependurado e o boi havia pisado nele. Conseguiram afastar os outros animais em tempo, mas, infelizmente, aquele estava morto.
Cláudio conta conta que uma árvore encostou na rede e o fio queimou, caindo no chão. Entretanto, o disjuntor não desarmou, fazendo com que o cabo permanecesse eletrocutado.
“É estranho, as vezes os vizinhos estão sem energia elétrica e nós temos. Deve ter algo errado na conexão“, analisou o morador.
O agricultor acionou a RGE imediatamente, porém, até o momento (14h10) nenhuma equipe chegou ao local. O cabo permanece energizado, gerando risco de morte.
Os prejuízos para o agricultor se somam. Há poucos dias ele perdeu uma vaca leiteira que também morreu; agora, com mais a perda do boi de 400 quilos, o prejuízo ultrapassa R$ 10 mil. “É muito triste, investimos tanto para perder deste jeito. Mas, poderia ter sido um de nós a pisar naquele cabo e morrer“.
A reportagem encaminhou a questão para a concessionária de energia e aguarda uma retorno. Essa é a segunda vez que animais morrem eletrocutados na rede elétrica do município – sob a responsabilidade da RGE – em poucos dias.