Destaques
Brigada Militar de Dois Irmãos efetuou 18 prisões somente em janeiro
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – No primeiro mês do ano a Brigada Militar (BM) do município efetuou 18 prisões, sendo a maioria por violência doméstica e posse de entorpecentes, além de ocorrências de assalto, tentativa de homicídio, estupro, captura de foragido e perturbação.
Chama a atenção as seis prisões por violência doméstica, de um total de 10 casos. Os agressores foram detidos em um intervalo de onze dias nos bairros União, Floresta e São João. Houve situações de agressões físicas e verbais, com lesões causadas por puxões de cabelo, chutes e socos. De acordo com o sargento Josiel das Neves Tavares praticamente todas os chamados provém das próprias vítimas, havendo poucos acionamentos por parte de terceiros – como vizinhos.
Em poucas horas, detido duas vezes
Entre os dias 4 e 5 a BM prendeu o mesmo indivíduo em questão que poucas horas. Primeiro por ter cometido dois assaltos armado com uma faca em estabelecimentos comerciais, sendo solto pela autoridade plantonista após ser conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo. Ao chegar em casa quebrou tudo com um facão à tal ponto da mãe se sentir ameaçada. Mais uma vez, foi detido pelos policiais militares e conduzido à Delegacia de Dois Irmãos.
Tentativa de homicídio
Também no dia 5 guarnições prenderam um criminoso após tentativa de homicídio na Rua Pau Brasil, no Vale Verde. Ele chegou a efetuar diversos disparos contra uma casa com um revólver e foi capturado pelos policiais a poucos metros do local. Ninguém ficou ferido. Suspeita-se de rixa por tráfico de drogas.
Foragido
Um foragido da Justiça foi preso durante uma abordagem na noite do dia 22. Ele tentou fugir da guarnição e, ao ser capturado, tentou se passar pelo irmão, mas não conseguiu enganar os policias, que levantaram sua verdadeira identidade, confirmando que era foragido pelo crime de tráfico, com mandado expedido pela Comarca de Sapiranga.
Estupro
Um homem de 50 anos tentou abusar sexualmente de uma deficiente mental de 31 anos no dia 27. O agressor entrou no banheiro onde a vítima estava e tentou tirar suas roupas e beijá-la à força. Ela se desvencilhou e vizinhos acionaram a polícia. A BM o prendeu e encaminhou à DPPA. Ele é amigo da família.
Drogas
As prisões por posse de entorpecentes ocorreram no Centro, bairros, praças e balneários. Foi apreendida cocaína e maconha. “Se existe usuário, existe traficante. É a partir disso que se sustenta uma rede muito maior”, comenta Neves, explicando que o vício por si só acaba motivando outros delitos como roubos e furtos.
Inclusive, os assaltos com faca foram motivados por ameaças que o usuário vinha recebendo, o que aliado a uma outra ocorrência da BM evidenciou o autor das extorsões. Tais informações embasaram o pedido de prisão preventiva do traficante feito pela Polícia Civil dias depois.
Natal dos Anjos
O sargento Neves destacou a atuação da Brigada Militar do município, com apoio da Força Tática, que proporcionou uma edição tranquila do 26 º Natal dos Anjos. “É um evento de grande importância no Estado e tivemos baixos índices de criminalidade neste período”, afirmou.
Neves destaca que este é um resultado do comprometimento do efetivo de Dois Irmãos. “Promovemos operações em locais onde há tráfego de pessoas, como ruas, praças. Nestas operações verificamos foragidos, posse de drogas, ou qualquer outra prática ilícita”.
Denúncias
Qualquer situação pode ser denunciada à Brigada Militar através do 190, 051 3564-6872, 051 3564-1193.
Ações da BM em janeiro:
– Ladrão preso duas vezes em poucas horas;
– Criminoso preso após tentativa de homicídio;
– Seis detidos por Maria da Penha de um total de 10 ocorrências;
– Agressor preso por tentar estuprar deficiente mental;
– Prisão de foragido por tráfico de drogas;
– Prisão por pertubação de sossego – que culminou em Termo Circunstanciado;
– Seis presos por posse de entorpecentes.