Destaques
Bueiro que vitimou um morador está com a tampa quebrada
Em 2020, Pedro da Costa Santos, 55 anos, caiu e morreu no local
por Daiani Aguiar
Estância Velha – Há pouco mais de um ano, o morador Pedro da Costa Santos, 55 anos, foi vítima fatal em um acidente inusitado: ele caiu em um bueiro e morreu. Desde então o ponto situado na rua Campo Grande, no bairro Campo Grande, desperta o alerta de quem passa pelo local.
Após cerca de dois meses do fato, um ciclista caiu nas intermediações, evidenciando outra vez, situações de risco no trecho. Atualmente o escoadouro está novamente com a tampa quebrada, sendo sinalizado pela Secretaria de Obras na terça-feira, 15.
Questionado pela reportagem, o vice-prefeito e titular da pasta, Airton Haag, disse estar preparando uma solução definitiva para o problema. “Desde outubro a tampa foi trocada três vezes. Na última semana tiramos as medidas para fabricar uma tampa de ferro”, salienta.
Veículos pesados danifica os consertos
O bueiro fica no acesso principal de uma mecânica. Diante disso, o fluxo de veículos pesados no trecho é intenso, resultando na precarização dos consertos. O proprietário do estabelecimento, Tadeo Gustavo Immig, 35 anos, sugere a transferência da estrutura.
No entanto, Haag explica que o processo é inviável devido às tubulações e conexões subterrâneas. “Na época tudo foi feito por meio de um projeto elaborado por um engenheiro. As caixas pluviais têm junções em vários pontos, não sendo possível movimentá-las. Mas estamos atentos ao problema”.
Relembre o caso
Santos foi encontrado morto na manhã de 20 de dezembro de 2020, dentro do bueiro. A investigação da Polícia Civil foi cessada, após um vídeo de câmeras de monitoramento revelar a queda do morador. Ele estava embriagado e voltava para casa, quando caiu no escoadouro. O laudo de óbito constatou traumatismo craniano.