Destaques

Cabos soltos da Oi causam grave acidente de trânsito em Dois Irmãos

04/06/2020 - 10h57min

Atualizada em 04/06/2020 - 11h01min

Na primeira foto é possível ver o tamanho do descaso com os cabos; na segunda, registro do acidente envolvendo dois veículos

Dois Irmãos – Um acidente que teve somente danos materiais poderia, por pouco, ter tido consequências trágicas na Rua Alberto Rubenich, no Bairro Travessão. Dois veículos ficaram enroscados em cabos caídos da empresa de telecomunicações Oi, tiveram diversas avarias, mas, apesar dos danos, a situação gerou alerta e preocupação quanto ao risco de vida exposto no local.

“É uma coisa tão simples, mas que pode matar alguém. A forma como aconteceu, os estragos do veículo, com certeza, poderia ter sido fatal se alguém viesse de moto”, disse o condutor de um dos carros, Jeferson Fröhlich, 30 anos, que mora no Bairro União.

Ele conta que quase todos os dias passa pela rua de moto e, por sorte, naquela noite tinha ido de carro. “Se fosse de moto eu podia ter morrido, não tinha como eu escapar disso”, lamentou.

Perigo eminente

O fato aconteceu do dia 28 para 29 de maio. Era aproximadamente meia noite. Rafael Bremm, de 28 anos, estava andando na frente com uma Parati. Como estava escuro a visibilidade estava prejudicada. Quando se deu por conta, estava com o veículo enroscado em diversos cabos. Com isso, o poste no qual estavam fixados caiu, pois estava podre. Logo atrás vinha Jeferson com uma caminhonete, também ficou preso nos cabos, além de passar por cima do poste.

Prejuízos

Ambos os veículos ficaram muito danificados. “O teto e o capo ficou amassado. Os fios cortaram a lateral da porta dianteira e traseira, além de cortar a base do retrovisor”, disse Jeferson, ressaltando que os fios são muito resistentes e que “se fosse um motociclista ia se machucar muito feio”. Ele contabiliza que os prejuízos, somente do seu veículo, podem chegar à oito mil, sendo que a franquia do seguro é em torno de quatro mil.

Conjunto de erros

A situação dos cabos e do poste podre já é motivo de reclamação há cerca de um ano. Dados do Google Maps, que tem o registro atualizado em abril de 2019 mostram que, naquela época, já havia galhos caídos em cima dos cabos.

Moradores afirmam que os fios já deveriam ter sido colocados em outros postes, de concreto, que estão no outro lado da rua. Mas não foi feito. “Foi um conjunto de erros, poste podre, fios soltos e, também, a fiação era pra ter sido deslocada”, destacou Jeferson.

“Contato por carta”

O condutor da Parati, Rafael, destacou que já tentaram fazer contato com a empresa, tanto para relatar o problema, como ver o que será feito quanto ao prejuízo que tiveram. “Não se consegue falar com ninguém. Eles pedem que se mande uma carta para registrar a reclamação. Não tem cabimento”, lamentou.

A reportagem também tentou entrar em contato por telefone, porém, não foi atendida.

Os reparos por parte da empresa só foram feitos na quarta-feira, dia 3, quase uma semana depois do ocorrido.

No Bairro União

Na Rua Cambará do Sul, poste está solto há 13 dias.

Na Rua Cambará do Sul, bairro União, há 13 dias os moradores denunciam outra situação que também coloca em risco a segurança das pessoas e animais que ali transitam. Um poste que sustentava os cabos da rede telefonica arrebentou na noite da quinta para a sexta-feira, dias 25 e 26 de maio, e até ontem de manhã ainda não havia sido solucionado. Servidores da Prefeitura estiveram no local e fizeram a sinalização. Mas a comunidade cobra a substituição imediata.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário