Destaques
Calorão e alerta de temporal neste domingo no Estado

Ivoti – Um domingo ensolarado e de calor intenso, o município está com as ruas praticamente vazias, assim como Estância Velha estava até agora há pouco. Mas este cenário pode mudar, tato na circulação de veículo quanto na questã9o climática.
O avanço de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul motivaram o disparo de um alerta de temporal para o Estado. Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a maior parte do RS pode ter pancadas de chuva intensas, com ventania e até queda de granizo.
O motivo do alerta é o avanço de uma frente fria, que está na divisa entre o Uruguai e o Brasil. Até as 11h, o sistema havia levado nuvens de chuva para cidades da Campanha, Sul e Extremo Sul do Estado.
Segundo o INMET, algumas cidades podem registrar tempestades com chuva de até 100 milímetros, ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco para danos em cidades, como queda de árvores, de postes, além de corte no fornecimento de energia elétrica, além de pontos de alagamento.
A área em alerta abrange a Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Costa Doce, região Central, Litoral Médio, região Carbonífera, Porto Alegre e região metropolitana, além de parte do Litoral Norte e dos Vales do Taquari e do Rio Pardo.
A previsão da Sala de Situação indica que, ao longo da tarde e noite, há risco de temporais com chuva forte, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em toda a metade Sul do Estado. As áreas de instabilidade vão encontrar temperaturas elevadas em grande parte do Rio Grande do Sul, o que favorece a formação de temporais.
A Sala de Situação colocou toda a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do Estado em alerta para tempestades. Já as regiões Noroeste, Central, Vales do Taquari e Rio Pardo, região metropolitana e Litoral Norte estão em atenção, conforme o sistema de avisos da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente do RS).
Fonte: Agora RS
(Crédito: Leila Ermel)