Destaques

Câmara de Nova Petrópolis começa a ser transferida para o Centro de Eventos

24/05/2021 - 15h58min

Nova Petrópolis – A sede da Câmara de vereadores começou a ser transferida de endereço na manhã desta segunda-feira, 24. A partir do mês que vem, o novo endereço da Casa Legislativa será no Centro de Eventos e a a primeira sessão no Plenarinho, onde acontecerão, será no dia 8 de junho Portanto, a sessão desta segunda-feira e a da próxima semana, no dia 31, ainda serão no endereço atual.

O contrato de aluguel do prédio atual vai até o próximo dia 17, no entanto, segundo o presidente da Câmara, Daniel Michaelsen (MDB) a mudança foi antecipada e acontecerá em duas etapas, com a primeira ocorrida nesta segunda. No primeiro momento, foram desmanchadas divisórias e armários do atual endereço, e levados para o Centro de Eventos juntamente com documentos desde a primeira legislatura, em 1952. A segunda parte, e definitiva, da mudança deve ocorrer no dia 2 de junho. Depois de tudo transferido, será feita a limpeza e pintura do atual prédio para devolvê-lo ao proprietário.

Espaço atual começou a ser esvaziado (Créd.: Dário Gonçalves)

Michaelsen disse estar muito feliz com essa transferência, que economizará R$ 63 mil por ano em aluguel, já que o Centro de Eventos pertence à Prefeitura. Adaptações estão sendo feitas do andar de cima para receber a estrutura da Câmara. Haverá uma sala para o jurídico, uma para os funcionários da Casa, uma cozinha, e uma sala de reuniões. Todos estes espaços estão ociosos e sem uso. Já as sessões, ocorrerão no Plenarinho. “Ninguém faz nada sozinho. Os vereadores aprovaram, a Prefeitura está dando suporte, a secretaria de Turismo também, pois é a responsável pelo local, e a Acinp, que ‘dividirá’ o Plenarinho”, comentou.

Reformas

Para ocupar o novo endereço, foi feito até agora um investimento de pouco mais de R$ 16 mil para a compra de estruturas metálicas, vidros que farão as divisórias e fiação. O presidente da Câmara não considera alto o investimento pois é um valor que se gastaria em três meses de aluguel no atual prédio. “Nós estamos investindo pois é algo que ficará fixo, mas não tirará as características do Centro de Eventos, Havia uma sala que ficava alagada quando chovia, e agora consertamos. Ali ficarão os arquivos, tudo ficará mais organizado”, afirmou Michaelsen.

Sala que receberá os arquivos (Créd.: Dário Gonçalves)

Além disso, alguns espaços estão sendo limpos e pintados pelo próprio vereador, com a ajuda de voluntários. Algumas mesas e cadeiras que hoje estão na Câmara de Vereadores serão devolvidos para a Prefeitura, pois no Centro de Eventos já existem esses materiais. O fogão e o botijão também não irão para o novo local. Para o lugar, será comprado um micro-ondas.

Sessões acontecerão em novas datas

Atualmente, as sessões ordinárias ocorrem nas segundas-feiras, e assim continuarão até a mudança. Porém, o regimento interno que deverá ser votado em breve irá alterar para as terças-feiras o dia das sessões. Em casos específicos, em que houver feriados nas terças, ou o Centro precisar ser utilizado para eventos, as sessões ocorrerão nas quartas-feiras.

A inauguração da nova Câmara de Vereadores, com o corte da fita simbólica será daqui, pelo menos, dois meses. Michaelsen quer que isso ocorra somente quando tudo estiver pronto, já que o Legislativo atuará no novo espaço já a partir de junho. Outro fator para deixar a inauguração para depois é a pandemia da Covid-19, que não permite esse tipo de evento.

Estruturas de ferro foram feitas para as divisórias (Créd.: Dário Gonçalves)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário