Conecte-se conosco

Destaques

Carlão: dos gramados para o Desporto de Morro Reuter

03/02/2022 - 17h18min

Hoje ex-atleta profissional com camisa comemorativa do Ypiranga Foto: Fábio Radke

* por Fábio Radke 

Morro Reuter – Ídolo do Ypiranga de Erechim, o ex-jogador profissional Carlos Adiel Deuschle, o popular Carlão, de 32 anos, vive um desafio diferente em sua carreira desta vez. Agora não debaixo das traves e sem as luvas características de sua posição de goleiro, Carlão responde hoje pelo cargo de diretor do Desporto de Morro Reuter. O desafio é proporcionar e organizar competições esportivas de diferentes modalidades no município. Ele recorda a relação dele com Morro Reuter quando ainda dava os primeiros em campos de futebol. “Nasci em Porto Lucena e com um ano de idade viemos morar na Picada São Paulo, em Morro Reuter, e ali tinha um campo na frente de casa. Minha primeira escolinha era a que o Morro tinha. Depois eu vim para o União, de Dois Irmãos, aonde treinei dos 10 anos aos 16 anos”, recorda.

A possibilidade de abandonar o sonho de ser um jogador de futebol chegou a ser cogitada na adolescência. “O Gallas (Marco Antônio) não queria que eu parasse, meus pais também não, e eu pensava em parar para começar a trabalhar e juntar um dinheiro. Eu fiz um teste no Aimoré fiquei um tempo e joguei o sub-17 do Gauchão e fui convidado para o Juventude”, recorda. A ida para o time da Serra aconteceu em 2006.

Carlão defendeu o clube alviverde ao longo de sete anos. A primeira oportunidade como profissional aconteceu aos 19 anos. Antes disso, aos 18 anos era o terceiro goleiro da equipe principal. Ainda ao longo dos sete anos chegou a jogar outras competições por empréstimo em times como Veranópolis; Brasil de Farroupilha, Pinheiros (SC) e Legião (DF). O atleta acabou rescindindo contrato em 2013 com o clube de Caxias do Sul.

Sucesso em Erechim

O jogador escreveu uma nova história vestindo a camisa do Ypiranga de Erechim. Segundo o próprio Carlão, foram 154 jogos e com isso está hoje entre os nomes que mais jogaram pelo clube. “Já no primeiro ano a gente conseguiu ser campeão da divisão de acesso e subiu para a 1ª divisão do Gauchão. As coisas foram acontecendo de uma forma bem positiva. Em 2015 fizemos um bom campeonato Gaúcho e conseguimos ir para Copa do Brasil e uma vaga na série D do Brasileirão”, recorda.

O sucesso do clube Canarinho, defendido pelo goleiro Carlão, aumentou ainda mais em 2016. “Conseguimos a melhor campanha da história indo até a terceira fase da Copa do Brasil caindo para o Fluminense. E no mesmo ano conseguimos o acesso para a série C do Campeonato Brasileiro. O clube desde então segue na terceira divisão com boas campanhas”, afirma. Ano passado, o Ypiranga esteve muito próximo de obter classificação para a segunda divisão do nacional.

O goleiro ainda em 2018 disputou partidas com a camisa do URT (MG) e outros 7 pelo Novo Hamburgo. Em 2019 e 2020 estava no Ypiranga novamente. Ainda soma jogos pelo São Luiz de Ijuí, e por último, em 2021, com o Passo Fundo, último clube.

Aposentadoria dos gramados

O anúncio emocionado da aposentadoria dos gramados, divulgado por Carlão nas redes sociais, repercutiu nos veículos de comunicação em Erechim. “Foram mais de 15 anos de entrega, esforço e dedicação total à realização de um sonho de infância, ser atleta profissional de futebol. Um sonho apoiado e sustentado por Deus, meus pais, minha esposa, família, clubes, torcedores e demais pessoas que sempre confiaram em mim e no meu potencial. Hoje, novas portas se abrem e um novo caminho é trilhado. Por isso, basta ser grato há tudo que foi construído, aos momentos vividos durante essa jornada, e estar de coração aberto aos novos desafios, dessa vez fora de campo”, publicou no fim do ano passado. Carlão antes de pendurar às luvas começou a ir em busca de um aperfeiçoamento profissional. “Já vinha pensando nisso. Eu me formei bacharel em Educação Física e tenho uma pós-graduação em gestão do esporte”, afirma.

Carlão é o segundo em pé, da direita para esquerda, no time da escolinha em Morro Reuter

O goleiro ainda criança com a camisa do União

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.