Conecte-se conosco

Destaques

Cartório Eleitoral de Estância Velha confirma alterações em seções de três municípios

04/11/2020 - 16h31min

Alterações ocorreram porque o TRE-RS determinou o empréstimo de urnas para outros TREs (Crédito - Jéssica Ramos)

Região – O Cartório Eleitoral de Estância Velha informou nesta semana que 22 seções da 118ª Zona Eleitoral sofreram alterações, válidas para esta eleição, tendo eleitores distribuídos em outras seções do mesmo local de votação.

A chefe do Cartório, Detiana Pereira Custódio, explica que as alterações ocorreram porque, neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não adquiriu novas urnas eletrônicas, e, com isso, o Tribunal Regional Eleitoral estadual (TRE-RS) teve que enviar mais de 3.500 urnas que estavam nas zonas eleitorais do estado para outros TREs.

O Cartório Eleitoral de Estância Velha cedeu 22 urnas por determinação do TRE-RS, o que exigiu alterações nos locais de votação, para compensar a falta de equipamentos.

Conforme Detiana, em decorrência do empréstimo dessas 22 urnas, os eleitores das respectivas seções foram “distribuídos”, de forma balanceada, entre as demais seções do mesmo local de votação.

Desta forma, o eleitor que vota em uma das seções que ficou sem urna poderá procurar sua seção normalmente no dia da eleição, onde haverá dois mesários convocados como “auxiliares de divulgação”, que consultarão o nome do eleitor em uma lista e indicarão em qual seção ele votará.

Detiana explica, ainda, que o nome dos eleitores estará cadastrado em uma única urna entre as demais do mesmo local de votação. Além disso, os eleitores que tiverem instalado o aplicativo e-Título, no tlabet ou smartphone, já têm acesso a essas informações, além de poderem emitir certidões e se cadastrarem para serem mesários voluntários.

Vem aí o debate entre candidatos a Prefeitura de Estância Velha: saiba como participar!

Seções equalizadas

<10>Conforme informou Detiana, em Estância Velha, as seções equalizadas, ou seja, que tiveram seus eleitores distribuídos em seções do mesmo local de votação foram as seguintes: 04, 11, 26, 33, 47, 51, 77, 100, 120, 121, 129, 165. Já, em Ivoti, as seções foram as de número 10, 14, 24, 25, 73, 83, 113, 116; e, em Lindolfo Collor, foram as seguintes: 03 e 110.

Seções transferidas

Além das alterações decorrentes do empréstimo das urnas, a chefe do Cartório Eleitoral lembrou que, Estância Velha, três seções foram transferidas de maneira permanente, visando garantir acessibilidade aos eleitores.

As seções transferidas foram as 14, 22 e 127, que funcionavam na Sociedade de Canto União, e passarão a funcionar, já nesta eleição, na Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador.

A Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador localiza-se na Av. Presidente Vargas, nº 612, em frente à fábrica Delotto, no Bairro Floresta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.