Destaques

Casa está sendo construída com isopor em Ivoti

24/03/2022 - 11h36min

Atualizada em 24/03/2022 - 11h50min

Proprietário da casa, Paulo acompanha a obra com o responsável pela construtora (Cred. Guilherme Sperafico)
Por Guilherme Sperafico

Ivoti – Sempre se renovando, o mercado da construção está em constante expansão e cada dia mais inovador. Assim, um método até então inédito no município está saindo do papel para concretizar a primeira casa feita em painéis monolíticos com aberturas prontas, tendo como material o EPS – ou, como é tradicionalmente conhecido, o isopor.

Localizada na rua Estados Unidos, bairro Concórdia, a residência está sendo feita Construtora Capilé. Apesar de ser ainda desconhecida do grande público, a tecnologia utilizada por este método construtivo está se tornando cada vez mais popular e é comum em outros estados brasileiros, como Santa Catarina.

Mais resistente

Embora possa haver desconfiança na utilização do isopor, um dos proprietários da construtora, Mauro Freitag, 27 anos, garante que ela é seguro. “Aguenta até 6 toneladas por metro linear, isto representa uma resistência superior ao tijolo. Até quatro pavimentos, suporta tranquilamente”, explica.

Além de ser mais resistente, Freitag relata que a tecnologia traz uma série de outras possibilidades. “É um sistema mais rápido e limpo, que torna a construção cerca de 70% mais leve, gerando economia na fundação. Sem contar a questão acústica e térmica. Além disso, o isopor não propaga fogo”.

Rapidez

Com apenas um soprador térmico, são abertas canaletas para a fiação (Cred.: Guilherme Sperafico)

Uma das características explicadas por Freitag, a rapidez da construção chama a atenção. Uma casa inteira pode ser feita em aproximadamente 4 a 5 meses, bem mais rápido que as obras tradicionais. “As paredes de uma residência de 100 m² são levantadas em apenas três horas e meia”, conta.

Assim como o tempo, o custo também acaba sendo reduzido. “Gera uma economia de aproximadamente 30%. Soma-se a isso os benefícios acústicos, térmicos e a velocidade da construção”, afirma Freitag.

Tudo isto é possível, pois os blocos são produzidos por uma empresa especializada em EPS, ou isopor, e já vem com as aberturas de janelas e portas prontos. Eles possuem malhas de ferro dos dois lados e, posteriormente, são cobertos por um reboco estrutural, formado através de uma mistura específica.

Durante o processo, os painéis são escorados com estacas para que fiquem alinhados corretamente. Outro destaque é a abertura de canaletas para passagem das fiações elétricas, que é feita apenas utilizando um soprador térmico. Isto ocorre de forma rápida e evita a sujeira causada em uma construção tradicional.

“Achei este o método mais interessante”

Proprietário da residência, o coordenador de automação, Paulo Cesar Metz, 51 anos, encontrou a tecnologia após uma série de pesquisas na internet. “Eu tinha uma casa neste terreno, que estava com vários problemas. Decidi construir, mas precisava ser algo rápido. Durante a procura, achei este o método mais interessante”, conta. A casa terá cerca de 140 m² e deve estar pronta dentro de 60 dias.

Contato

A Construtora Capilé está localizada em São Leopoldo, mas atua em todo o Estado, também com outros métodos construtivos. Para entrar em contato por ligação ou WhatsApp, o número é (51) 99848-8746.

Sair da versão mobile