Destaques
Casamento Crioulo: casal de Ivoti selou união de duas décadas com tradicionalismo
A cerimônia ocorreu quase 20 anos depois do planejado
Por Leila Ermel
Ivoti – Para celebrar a união de 20 anos e realizar um sonho planejado há tempo, o casal Odair Ricardo Rockenbach e Miriam Raquel Pies, realizou a celebração religiosa do casamento no sábado, dia 8, na Capela Nossa Senhora Aparecida, bairro Morada do Sol. O que chamou a atenção da comunidade foi a forma na qual ocorreu a cerimônia, toda ela acompanhando as tradições gauchescas, configurando um legítimo casamento crioulo. Muita emoção e cultura gauchesca marcaram a ocasião.
A consagração de Odair Ricardo Rockenbach e Miriam Raquel Pies (Crédito: Foto Vogel)
Casamento adiado
Odair e Miriam se conheceram em 2002, quando iniciaram seu relacionamento. Eles tinha tudo programado para casarem em 2003, mas uma tragédia adiou o sonho do casamento. Seria em 12 de julho de 2003, mas um mês antes da data marcada, um acidente de trânsito tirou a vida do pai e de dois irmãos do noivo. “O luto profundo tomou conta da família e decidimos adiar o casamento. Os anos foram passando, falávamos a respeito, mas nada concreto. Então, este ano, nosso filho atingiu a maioridade, no dia 08 de janeiro, completando seus 18 anos. Por isso, para celebrar esta importante data, decidimos consagrar nosso casamento crioulo, da forma que mais gostamos na cultura tradicionalista”, destaca a noiva.
A tradição
Ambos sempre foram bem ligados ao universo do tradicionalismo gaúcho, levam consigo os costumes e desejam passar isso para os filhos, deixando um legado de valores e respeito à cultura. Ele é natural de Campina das Missões, mora há mais de 25 anos em Ivoti, e ela é de São Paulo das Missões, e vive no município há mais de 20 anos. Desde sempre a convivência do tradicionalismo fez parte da vida deles, e tem passado isso para os filhos.
O marido inclusive faz parte da patronagem como patrão da campeira, no CTG do bairro Bom Pastor. O filho mais velho, Oberdan Ricardo Pies Rockenbach é gaiteiro e participa de invernada artística, e o mais novo Estevan Lorenzo Pies Rockenbach, de 8 anos, está seguindo o mesmo caminho. “Se conseguirmos deixar um legado de amor pelas tradições gaúchas, já ficaremos muitos felizes, pois queremos divulgar o máximo possível nosso carinho pelo tradicionalismo. O quanto é bonita a nossa tradição. O quanto nos sentimos em casa neste universo”, enaltece Miriam.
O noivo saiu da residência cavalgando em direção ao casamento crioulo (Crédito: Foto Vogel)
A consagração
Toda a celebração foi de um casamento crioulo. O noivo saiu da residência a cavalo, acompanhado dos padrinhos cavalarianos, todos trajados tipicamente. Seis padrinhos todos trajados a rigor se posicionaram no altar. A consagração do matrimônio foi realizada pelo Padre Paulo, toda nos preceitos da cultura gaúcha.
“O nosso filho Oberdan presidiu toda a cerimônia, foi ele quem escolheu as músicas, tocou com a gaita a marcha nupcial e tomou a frente na escolha de músicas tradicionalistas que tinham a ver com nossa união. Enquanto nosso filho mais novo chegou na cerimônia cavalgando em nossa égua”, recorda. Depois da cerimônia, os convidados foram recebidos no CTG Sentinela da Tradição, do qual a família faz parte.
O casal, acompanhado dos filhos Oberdan e Estenan, frutos da união de 20 anos (Crédito: Foto Vogel)
(Créditos: Acervo pessoal/FotoVogel)