Destaques
Casarão que virou escola infantil é adquirido pela Prefeitura de Morro Reuter
Morro Reuter – O casarão alugado no ano de 2017 e adaptado para sediar a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff, a partir de agora pertence ao Município. A concretização da compra pelo valor de R$ 1.835.600,00, pago pela Prefeitura com recursos da Educação, foi oficializada no dia de ontem com a assinatura dos documentos. O negócio inclui ainda a aquisição de diversos eletrodomésticos e móveis pertencentes aos antigos proprietários.
O imóvel está erguido em uma área total de 2.666,63 metros quadrados, sendo que 694,3 metros são de área construída. “O casarão tornou-se uma grande escola com um ambiente aconchegante, que produz nas crianças, em suas famílias e nos profissionais da Educação uma sensação de acolhimento, permitindo-lhes experimentos e a exploração de diferentes espaços e materiais. Os elementos arquitetônicos do prédio transformaram-se em material didático de aprendizagens, tornando o ambiente, um espaço que incentiva o pertencimento das crianças”, explica a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro. O valor do aluguel, com o reajuste, estava na faixa dos R$ 9 mil ao mês.
O fácil acesso das famílias ao local também foi apontado como um dos fatores que levaram ao empenho para compra. A transformação do prédio em escola infantil, em março de 2017, além de despertar curiosidade e até virar notícia no Estado, zerou a lista de espera de vagas para crianças de zero a cinco anos, em Morro Reuter. A demanda na época, segundo a Prefeitura, era de mais de 100 crianças. “A comunidade festejou esse feito e, desde lá, acompanha a nossa história. Um prédio amplo, com muitos espaços que permitem a exploração e um pátio repleto de possibilidades que encanta não só as crianças, mas também as famílias. A aquisição desse espaço traz segurança a toda comunidade escolar de que a Cecília permanecerá aqui oportunizando o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem das crianças com todo o respeito e carinho”, afirma a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff, Thays Rockenbach Auler.
Planejamento futuro para educação
A prefeita Carla acrescenta ainda que a compra do prédio não impede a busca, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de recursos para a construção de uma escola pelo Pró-Infância. Ano passado, a Prefeitura comprou uma área de terra com 5.578,80 metros quadrados, próximo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edvino Bervian, aonde poderia fazer a construção. “Caso consigamos este recurso, pretendemos, futuramente, instalar no casarão – onde hoje temos a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Graeff, um Centro de Formação de Professores, bem como organizar espaços para realização de atividades múltiplas para alunos, professores e comunidade (museu, salas de dança, salas de exposições)”, afirma.