Conecte-se conosco

Destaques

Ceará mantém candidatura depois de renunciar atual cargo de vereador em Nova Petrópolis

31/10/2020 - 15h01min

Ceará esteve em campanha na manhã deste sábado, 31 (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O ex-presidente da Câmara e ex-vereador João Paulo de Macedo Viana (Ceará), decidiu manter sua candidatura nas eleições municipais de 15 de novembro. Ceará anunciou sua renúncia do cargo durante a sessão de segunda-feira, 26, depois de ter sido criticado pelos demais colegas quanto à maneira como propôs projetos de redução salarial em 10% para os vereadores e 15% para prefeito, vice e secretários no pleito 2021-2024. A assinatura de renúncia ocorreu na quarta-feira, 28.

Ao comunicar que deixaria a Casa Legislativa, Ceará também havia dito que abriria mão da candidatura pelo Republicanos para provar que não estava fazendo isso com interesse de se promover politicamente. Contudo, segundo ele, eleitores, amigos e colegas de partido o pediram para não desistir e seguir em frente com a campanha.

Ceará renuncia após sofrer críticas por propor redução salarial da Câmara e Prefeitura de Nova Petrópolis

Em sua rede social, Ceará falou que sua atitude de deixar a atual legislatura foi feita em forma de protesto por não ter apego ao cargo. Disse ainda que se renunciar a candidatura, estará favorecendo com que a Câmara continue como está, com pessoas mandando e dizendo o que pode e o que não pode ser feito. “Se não for do jeito deles, não serve. Nunca precisei fazer politicagem nas minhas ações, mas preciso sim fazer com que a Câmara mude”.

Ceará ainda citou que todos os partidos possuem bons e novos candidatos, e que Nova Petrópolis não pode ficar refém de “dois ou três políticos de carreira que estão há 12, 16 e 20 anos na Câmara”. Ainda completou dizendo que a população pode julgá-lo também como velho, pois busca uma reeleição, mas pediu para que acompanhem suas ações.

Renúncia foi assinada na tarde de quarta-feira, 28 (Créd.: Dário Gonçalves)

Por fim, também sem citar nomes, pediu que os eleitores elejam pessoas sem amarras políticas e que não trocaram suas candidaturas por cargos, caso não sejam eleitos. “Não vou dar esse gosto a eles. Renunciei sim ao cargo de presidente e vereador, mas continuarei com minha candidatura para ajudar Nova Petrópolis a colocar pessoas novas na Câmara”, finalizou.

Na manhã deste sábado, 31, Ceará esteve nas ruas em campanha junto com Jorge Dinnebier, candidato a prefeito, Alexandra Müller, vice, e demais apoiadores e membros do Republicanos.

Novo presidente

O vereador Cláudio Gottschalk assume a presidência da Câmara a partir de terça-feira, 3, (não haverá sessão na segunda devido ao feriado de Finados), e Clodomiro Fernandes, do PSB assume como vereador no lugar Ceará.

Os outros cargos da mesa-diretora sobem uma posição. Assim, Rafael Lüdke (Progressistas) torna-se o vice-presidente, Oraci de Freitas (Progressistas) será o 2º vice-presidente, Daniel Michaelsen (MDB) o 1º secretário, e nova votação definirá quem será o 2º secretário.

Na próxima legislatura, as vagas na Câmara diminuem de 11, para 9 cadeiras. Dos atuais representantes do Legislativo, apenas Lüdke não busca a reeleição, além de Fernandes. Outros sete são novamente candidatos a vereador(a), enquanto Jeromino Pinto (PDT) e Jorge Darlei Wolf (PSDB) concorrem para prefeito.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.