Destaques

CEEE explica o processo de abertura da barragem em Herval

08/09/2020 - 13h20min

De acordo com a empresa uma rede foi instalada para conter o fluxo de peixes (FOTO: divulgação CEEE)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Diante dos questionamentos da comunidade quanto à abertura da barragem da CEEE entre os dias 25 e 28 de agosto, a empresa emitiu uma nota justificando a ação no local. Os moradores manifestaram indignação nas redes sociais, acusando que no local tinha diversos peixes e que os mesmos não teriam sobrevivido a abertura da barragem pois, logo em seguida, há a queda de água da Cascata do Herval. Além disso, encaminharam vídeos para a redação de uma lontra que habita nessas águas, cujo animal é considerado vulnerável, ou seja, quase em risco de extinção.

Segundo a CEEE, a empresa realiza periodicamente a limpeza da grade da tomada d’água da usina. Essa atividade seria necessária em função do forte assoreamento e da grande quantidade de lixo que chega à estrutura, impedindo o fluxo de água para geração de energia. Para esse tipo de manutenção, torna-se necessário rebaixar o nível do reservatório, o que é feito – segundo a companhia – seguindo toda a legislação ambiental e procedimentos do setor elétrico.

De acordo com a nota, para preservar a fauna íctica, antes do início do rebaixamento do nível de água, foi instalada uma rede no rio de forma a conter o fluxo de peixes e, durante, o rebaixamento, uma equipe de técnicos ambientais da empresa percorre toda a extensão do reservatório para fazer o resgate dos peixes que eventualmente tenham ficado presos em poças. Concluído o serviço, o nível começou a voltar ao normal e os animais resgatados devolvidos ao reservatório. A companhia informou que também realiza anualmente o monitoramento da fauna íctica e, a cada seis meses, da qualidade das águas em todos seus 20 reservatórios.

Rede foi instalada pela CEE

Liberação da FEPAM

A empresa justificou que no trabalho executado no fim de agosto todas as medidas ambientais e de segurança foram tomadas e não houve qualquer anormalidade ou constatação de mortandade de peixes. Os técnicos também não registraram a presença de lontra como a filmada por moradores. A FEPAM concedeu, em 18/08, a Autorização Geral número 221/2020 para realização da atividade.

Vídeo enviado por leitor mostra a lontra na água do reservatório / o segundo vídeo mostra os peixes: 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário