Destaques

Cenário da saúde em Dois Irmãos é traçado em entrevista

04/03/2021 - 18h24min

* por Fábio Radke

A recém nomeada secretária municipal de saúde de Dois Irmãos, Aneliese Kich e o prefeito Jerri Meneghetti, que até semana passada respondia pela pasta, participaram ontem da série de conversas do Diário com os titulares da Saúde dos 11 municípios de cobertura do jornal. A entrevista com os dois, ontem à tarde em Ivoti, foi a terceira promovida pelo grupo de comunicação. Eles destacaram a realidade do município de Dois Irmãos na pandemia, a estrutura organizada e os esforços da atual gestão e o pedido de apoio da comunidade quanto as regras de distanciamento. Confira alguns trechos da conversa:

Diário: Qual a realidade de Dois Irmãos hoje quanto ao combate a pandemia?

Prefeito Jerri: Realmente a pandemia é o período mais desafiador para saúde pública dos municípios. Dentro de uma realidade todo e qualquer paciente que tem sofrimento causado pelo vírus, é importante. Não quero ser mal-entendido. Hoje estamos com uma estabilidade em relação aos novos casos. Tivemos um pico em dezembro. Mas hoje seguimos em alerta quanto as internações. Desde 10 de fevereiro, estamos com média de 20, 18 a 22 novos casos confirmados diariamente no município. E desde semana passada e o início da semana estamos mantendo estabilizado o número de 14 pacientes internados. A grande preocupação é com pacientes que precisam de UTI e esses 3 a 4 que precisam ser remanejados estão recebendo toda assistência possível.

Diário: Como será o diálogo de sua parte com os diferentes setores para otimizar o combate a pandemia?

Secretária Aneliese: Com relação aos profissionais de saúde, eles merecem atenção especial, por que são os poucos profissionais que nesse um ano, não puderam se afastar, fazer home-office, não fazer nada, por que estavam lá na linha de frente. E essa doença causou uma expectativa enorme de não levar a doença para casa, para nossa família, vizinhos, e criou certo cansaço físico e mental muito grande. Quero passar nas unidades e dar meu apoio, conversar, sanar dúvidas, para saberem que podem contar com a secretaria de saúde.

Diário: Que tipo de atenção e orientações serão destinadas a comunidade em geral?

Secretária Aneliese: Muitos tentam burlar o sistema, não é uma particularidade de Dois Irmãos, o pessoal não está respeitando, não tem noção da gravidade. Pela minha experiência em acompanhamento de pacientes, tem pacientes que no dia que ganharam alta tiveram agravamento do caso e foram parar em UTI. Os casos graves acontecem conosco também. Devemos reforçar junto ao comércio, orientar e manter estabelecimentos fechados, novamente, assim como reorientar para verificar temperatura, isso não estava mais acontecendo. Orientar os profissionais que estão trabalhando para fazer a higienização, o uso da máscara e álcool gel.

Diário: Qual o sentimento em relação a todo esse momento que estamos atravessando com a pandemia?

Prefeito Jerri: Iniciamos o ano com uma motivação muito grande, com otimismo na questão econômica, vindo as vacinas e agora nas últimas semanas, nos deparamos com a situação que nós estamos, com utis lotadas. Como gestores públicos estamos tentando trazer o equilíbrio, entre cuidar e preservar a saúde das pessoas e também procurar manter a roda da economia girando, para que não falte emprego e comida na mesa das pessoas. É um desafio muito difícil de conciliar as duas coisas, embora opostas, uma depende da outra. A gente pede para que o pessoal se conscientize e evite aglomerações, festas clandestinas durante a noite, reuniões de amigos aos finais, aonde se compartilha copos e chimarrão, potencializando a situação que nós estamos hoje. O comércio reforce ainda mais os cuidados. Se todos estiverem conscientes de tomarem os cuidados, tenho a certeza que, vamos conseguir manter as duas coisas.

Entrevista desta sexta

Na tarde desta sexta-feira, a entrevistada da vez será a secretária municipal da Saúde de Picada Café, Nívea Kasper, às 13 horas, ao vivo, também na página odiarionet no Facebook. Além dos representantes de Dois Irmãos, já foram ouvidos também pela reportagem na série de entrevistas referentes ao cenário da saúde pública, o secretário de Ivoti, Marcelo Bernardes, e o secretário de saúde e vice-prefeito de Nova Petrópolis, Martim Wissmann.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário