Destaques

Cenário das Eleições 2020 começa a ser desenhado em Linha Nova

08/07/2020 - 14h59min

Sede da Prefeitura de Linha Nova

Linha Nova – Vem se desenhando o cenário político para as eleições 2020, que, neste ano, foram postergadas para novembro em razão da pandemia. Linha Nova é um dos municípios onde há promessa de uma eleição disputada para prefeito e vereador, embora apenas alguns grupos confirmem a ocupação de vagas para a disputa da majoritária.

Dentre os partidos que confirmam nomes à disputa, estão o PT e PSB, siglas que hoje compõem a oposição. Já o PDT historicamente tem representantes na oposição, como o ex-prefeito Guiomar Wingert, já confirmado pré-candidato a chefe do Executivo, e situação, com Nicolau Haas, atual secretário da Saúde do governo Henrique Petry.

Nicolau, que é presidente do PDT, não pode mais concorrer a prefeito, já que não deixou a secretaria no prazo estabelecido pela legislação eleitoral antes do pleito. Vale lembrar que o próprio Nicolau já foi chefe do Executivo. Enquanto isso, o MDB, de Henrique e do presidente da Câmara, Jorge Schabarum, não confirmam nova candidatura.

Já o PTB ainda não se reuniu para discutir eventuais candidatos. O partido está na situação, representado pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura, Cristiano Nienov. “Nossa organização vai ocorrer no momento certo. Não sabemos ainda sobre convenções. Nossa coligação vai fazer o que tem de ser feito”, diz Cristiano.

O Diário também entrou procurou outros dois representantes políticos do município, cujos nomes também são ventilados ao próximo pleito: Gilberto Gauer, do PSL, e José Lima, do PP. Lima, ex-vereador, disse que não vai concorrer, e com Gauer não conseguimos contato. A reportagem também não conseguiu conversar com Nicolau Haas.

O que dizem os envolvidos nas Eleições

“Estamos em conversas com outras siglas para uma coligação que possa concorrer a majoritária. Temos o desejo de levar um candidato para prefeito(a) ou vice. Nossa ideia também é lançar ao menos seis candidatos para a Câmara e tentar, ao menos, reeleger os três que já temos.”

Marlon Schroer – presidente do PT

 

“Hoje sou pré-candidata [a prefeita]. O nome foi colocado pelo partido e temos uma grande nominata para vereadores(as). E estamos em tratativas com outros partidos para possíveis alianças. Estamos à disposição de todos para construir, pois quem ganha com isso é a população.”

Éverli Wingert – vereadora e pré-candidata do PSB

 

“Na Linha Nova temos uma coligação de 28 anos. Não seria justo repassar os nomes de uma sigla apenas. Nos primeiros dias vai sair os nomes de toda a coligação, e no seu devido tempo será repassado para toda a imprensa.”

Jorge Schabarum – vereador do MDB

 

“Qualquer candidatura que tem o propósito de recolocar Linha Nova no caminho do desenvolvimento é bem-vinda. O que não pode continuar o atual modelo de gestão de estagnação e atraso e acima de tudo com sérios problemas administrativos.”

Guiomar Wingert – ex-prefeito e pré-candidato do PDT

 

“Não temos nada oficial ainda. Já vínhamos conversando, mas não há nenhuma movimentação diferente. Quanto às declarações de que posso vir candidato à reeleição, considero boatos naturais, já que estou à frente da Prefeitura, então é natural que isto aconteça.”

Henrique Petry – prefeito de Linha Nova (MDB)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário