Conecte-se conosco

Destaques

Centro e Amizade sofrem com a falta de água da Corsan em Santa Maria do Herval

14/02/2021 - 13h06min

Atualizada em 14/02/2021 - 15h41min

Corsan é responsável pela distribuição da água nos dois bairros (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval- A constante falta de água gera transtornos para os moradores do Centro e do bairro Amizade onde a Corsan é responsável pela distribuição. Outra situação pontuada é o excesso de ar que vem pela rede, o que, segundo os consumidores, os faz pagar por algo que não estão usando. O problema, entretanto, não atinge todas as residências.

À parte isso, alguns moradores consideram que houve uma melhoria nesse início de ano comparado aos transtornos de 2020.

A situação é pauta na Câmara de vereadores e, segundo presidente Diego Joel Lechner (PDT), foi dado prazo até abril para que a Corsan melhore efetivamente o atendimento no Herval. “Se não, faremos uma audiência pública”.Tendo em vista o crescimento populacional, os moradores cobram investimentos da empresa para que seja possível atender melhor os clientes.

“Mais de 10 anos que não fazem investimento nenhum”

Claudinei Silva, farmacêutico

 

 “A constante falta de água, sem motivos explicativos nos deixa indignados. Muitas vezes trabalhamos a semana inteira, chega o fim de semana e não tem água pra lavar roupa; outras vezes saímos de manhã cedinho e quando voltamos para casa de noite, não tem água nem pro banho. Já não sabem mais qual desculpa dar, uma hora dizem que estourou cano, outra que o município não tem água. Mais de 10 anos que não fazem investimento nenhum e, se for analisar, quantas construções de novas moradias tivemos nesse tempo. Está na hora de dar um basta nisso”

 

 

 

 

Michele Clement, nutricionista

 

 

“Esse ano está sendo mais tranquilo até, pois não está tendo mais tanto problema. Mas ano passado meu Deus. O ano de 2020 foi um dos piores anos com a frequente falta de água no Centro, principalmente aos finais de semana. Nunca de fato foi esclarecido de forma convincente o motivo pela falta constante do abastecimento, no entanto, o valor da conta no final do mês jamais era abaixo, o que seria o mais conveniente. Esta situação toda, de certa forma causava transtornos, incomodação e desrespeito para nós moradores”

 

 

 

Gelson Dilkin, ajudante de motorista

 

 

 

“Volta e meia falta água, as vezes até três vezes por semana. Também tem muito ar passando no hidrômetro”

 

 

 

 

 

Maria Rosane Kaefer Schneider, aposentada

 

 

“Normalmente em sábados não tem água na minha rua. Já coloquei mais caixas de água para não ter tanto problema”

 

 

 

 

 

 

“Não existe constante fata de água”

De acordo com o gerente da Corsan, Oneide Castro, “não existe constante fata de água em Santa Maria do Herval”. Sobre as reclamações, explica que “houve problemas no passado, há 25 dias. Com as melhorias que fizemos mudou muito”. Segundo ele, agora somente têm problemas pontuais. Oneide ainda comentou que o escritório da Corsan no Centro será reformado e passará a ter atendimento ao público.

Prefeita Mara cobra melhorias

Mara, Gilnei e o vereador Leandro estiveram em Porto Alegre cobrando melhorias da Corsan (FOTO: divulgação PMSMH)

Recentemente, a prefeita Mara Stoffel (PDT) e o vice-prefeito Gilnei Capeletti (MDB), estiveram reunidos em audiência com o diretor de operações da Corsan, em Porto Alegre, com o objetivo de tratar melhorias na rede de abastecimento de água.

Foi solicitada a retirada do reservatório que está no pátio de Prefeitura, instalação do poço da Vila Kunst, atendimento aos moradores na unidade de Corsan do Centro e melhorias no abastecimento.

Também participou do encontro o vereador do PSB, Leandro Lechner Kich, e deputado Eduardo Loureiro, representando Elton Weber.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.