Conecte-se conosco

Destaques

Centro Especializado em Reabilitação poderá receber pacientes de Ivoti

06/01/2021 - 13h52min

Atualizada em 06/01/2021 - 16h42min

Prefeito Martin visitou o local (Crédito: Divulgação PMI)

Ivoti – Projetado para atender pessoas com deficiência visual, intelectual, física e auditiva, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado em Novo Hamburgo, poderá receber pacientes de Ivoti a partir da habilitação junto ao Ministério da Saúde para ter abrangência regional.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Grupo Solução em Gestão, que gerencia o CER IV, referente ao prazo, o grupo tá aguardando a finalização da habilitação com o Governo Federal. Após isso, será realizada reunião com o Governo do Estado para que sejam definidos os atendimentos dos pacientes de outras cidades. Porém, ainda não se tem uma data definida.

Com isso, prefeito Martin Kalkmann, juntamente com o secretário de saúde, Marcelo Bernardes e da Enfermeira responsável pela regulação do município, Clarice da Silva estiveram visitando o local na terça-feira, 5, a fim de conhecer os serviços prestados do Grupo Solução em Gestão e do Centro. Na ocasião, Kalkmann, ressaltou a importância do CER IV e frisou que o espaço vai permitir que os atendimentos sejam feitos próximo a Ivoti. “É uma estrutura totalmente equipada e moderna que fará toda a diferença. É pensando na qualidade de vida dos pacientes que estamos buscando soluções e parcerias para melhor atender a comunidade, garantindo conforto e um ótimo atendimento a todos”, disse.

O CER IV inclui serviços de apoio a pessoas com ostomia e ainda oficinas ortopédicas, além de atendimento a pessoas com transtornos do espectro do autismo. Entre as inovações, a área conta com Jardim dos Sentidos (com foco em estímulos sonoros, olfativos e táteis); Caminho Sensorial (com pacientes estimulados a percorrerem descalços determinada área especialmente preparada para isso); e Sala de Atividade Diária (que simula uma residência completa, com fogão, pia, geladeira, cama, para possibilitar a deficientes visuais experimentarem e identificarem utensílios e móveis presentes em suas próprias casas).

Municípios da Região:

No momento o serviço é exclusivo para Novo Hamburgo, mas a Prefeitura espera contar com a habilitação do CER IV junto ao Ministério da Saúde para ter abrangência regional, como é sua proposta. É possível que, no mínimo, sejam referenciadas as regiões de saúde 6 e 7 para atendimento no CER IV, que, além de Novo Hamburgo, envolve cidades da região, como Dois Irmãos, Ivoti, Estância Velha, Lindolfo Collor, Morro Reuter, São José do Hortêncio, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, entre outras.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.