Destaques

Chama Crioula será acesa e distribuída de forma regional

20/05/2021 - 09h49min

Atualizada em 20/05/2021 - 09h58min

Dois Irmãos – Marco inicial para a abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, o acendimento da Chama Crioula do Estado, novamente, foi transferido devido a pandemia da Covid-19. A ida dos cavaleiros gaúchos até Canguçu, município aonde aconteceria o ato simbólico nesta edição, outra vez não será realizada. Com o objetivo de evitar aglomerações e atender protocolos de saúde pública em vigor, a exemplo do ano passado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), teve tal definição.

Um acendimento local do fogo simbólico está previsto na região com a posterior distribuição da centelha de fogo aos municípios pertencentes a 30ª Região Tradicionalista (RT). “Como a região completa seus 30 anos, provavelmente, esse acendimento deve acontecer em um local histórico, como junto a um monumento ou local da primeira reunião”, comenta o vice-presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav/RS), César Luiz Barbosa, o Amarelo. A programação local e o roteiro ainda não estão definidos pela direção da 30ª RT. Amarelo também é membro da Guarda de Honra da Chama Crioula, que é composta por 12 cavaleiros gaúchos.

Última edição estadual foi em 2019

Adiada também ano passado, a geração e distribuição da Chama Crioula do Estado mais recente aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto de 2019, durante a 72ª edição da iniciativa. O símbolo do tradicionalismo foi aceso no município de Tenente Portela. Representantes de Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, percorreram diversas cidades gaúchas atingindo cerca de 590 quilômetros de cavalgada. O grupo seguiu de carro até a cidade localizada no Noroeste do Estado e voltou a cavalo. A distribuição da centelha aconteceu em setembro, no dia 14, no Parque do Imigrante, em Sapiranga, para depois seguir aos Centros e Departamentos Tradicionalistas.

Vice-presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav/RS), César Luiz Barbosa, o Amarelo

Sair da versão mobile