Destaques
Cicloturismo Solidário reuniu cerca de 150 ciclistas em Estância Velha
Município recebeu ciclistas da região na manhã deste domingo em evento comemorativo aos 62 anos de emancipação
Por Leila Ermel
Estância Velha – Cerca de 270 ciclistas se inscreveram, mas 150 abrilhantaram a primeira edição do Cicloturismo Solidário, promovido na manhã do domingo, 5, dentro da programação alusiva aos 62 anos de emancipação política do município. Um evento realizado pela comissão organizadora, Coordenadoria Municipal de Desportos, Grupo Biker Brothers e de Pedalando com Peninha. Os participantes fizeram doação de alimentos não perecíveis, os quais serão encaminhados para a secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
Os participantes foram reunidos na Praça Central, onde receberam as boas vindas do prefeito e dos organizadores, além das instruções quanto aos caminhos disponíveis, pontos de apoio, batedores, sobre o ponto de hidratação e lanche no Campo Grande, bem como o local de divisão dos percursos.
A largada ocorreu depois das 9h, com ciclistas que percorreram dois roteiros diferentes. Um com aproximadamente 20 quilômetros, para iniciantes e outro com 33 quilômetros, para os mais experientes e preparados para maiores desafios de altimetria e percursos com asfalto e chão batido com elevação. Os ciclistas puderam mesclar suas pedalas na zona urbana e se aventurar na rural. Todo suporte foi colocado a disposição pelos organizadores.
A largada ocorreu em frente a Sociedade de Canto União em direção à avenida Presidente Vargas (Crédito: Leila Ermel
Expectativa – Entusiasmados com a trégua dada pela chuva, vários ciclistas estavam na expectativa de realizar os percursos propostos e ter uma experiência diferente, já que este foi o primeiro evento do gênero realizado no município, e já reuniu participantes de toda região, além de muitas famílias locais. O grupo Biker Brothers foi representando por mais de 30 pessoas. As moradoras do município, Sheila Bonne e Sueidi Resende iam encarar pela primeira vez um trajeto tão longo, mas com vontade e determinação estavam focadas em concluir os 33 km. Já o casal Sueli e Leandro Marcolin, que pedalam há 8 meses, também estavam ansiosas pelo Cicloturismo Solidário.
Sheila Bonne e Sueidi Resende; Sueli e Leandro Marcolin (Crédito: Leila Ermel)
Ganhadora – As pessoas que fizeram inscrição prévia no evento, tiveram a chance de participar do sorteio de um bike nova e de outros brindes doados por estabelecimentos do município. Portanto, no encerramento dos percursos, os ciclistas retornaram à Praça Primeiro de Maio, onde foram sorteados os prêmios. A ganhadora da bike foi a moradora do município, Emily Flores dos Anjos.
Uma bike nova foi sorteada e a ganhadora foi Emily Flores dos Anjos
Avaliação– Para o titular da CMD, Ivair de Oliveira, o evento foi um sucesso, tendo participantes de várias cidades da região, como Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão e Ivoti. “O cicloturismo tem por objetivo conhecer lugares, praticar turismo e esporte ao mesmo tempo. Foram arrecadados 130kg de alimentos. Também foram seguidos todos os protocolos. Muito feliz em estar voltando com algumas atividades, o esporte foi um dos primeiros a parar e um dos últimos a voltar. Esporte é transformação, é qualidade de vida, é saúde é inclusão, é vida”, afirma.
Crédito: Leila Ermel
PMEV