Destaques

Cineasta de Picada Café fará viagem de Fusca até o Alasca

23/03/2022 - 18h02min

Rodrigo e De Niro partirão de Picada Café (Créd.: Dário Gonçalves)

Picada CaféUma Aventura Cinematográfica e Cervejeira Pelas Américas, este é o nome do projeto que o diretor de cinema e morador de Picada Café, Rodrigo Castelhano, de 42 anos, se dedicará pelos próximos dois anos. Sozinho a bordo de um Fusca 1974, que se chama De Niro em homenagem ao ator norte-americano, Robert de Niro, Rodrigo deixará o município e descerá até o Ushuaia, na Argentina. O local é considerado o “fim do mundo”, pois é o ponto mais sul da América do Sul onde se é permitido chegar. De lá, o diretor subirá todo o continente, passará pela América Central, América do Norte e chegará ao objetivo final, Juneau, no Alasca, Estados Unidos.

A Rota das Américas é feita todos os anos por inúmeras pessoas, no entanto, a viagem de Rodrigo terá um diferencial. Ele visitará mais de cem cervejarias em 14 países, mostrando os estilos peculiares de cada uma e as diferenças entre as cervejas produzidas no “Novo Mundo” (Américas), comparadas às do “Velho Mundo” (Europa). “Cada local tem sua própria forma de produzir. No Peru, até hoje eles seguem uma receita de povos indígenas que mascavam o milho, cuspiam ele em uma tigela e depois passavam por um processo de fermentação”, conta.

Rodrigo Castelhano e seu companheiro “De Niro” (Créd.: Dário Gonçalves)

Saída, roteiro e volta

O projeto está na fase de montagem de roteiro e captação de patrocinadores. A previsão é sair de Picada Café na primeira quinzena de novembro e ir direto para o Ushuaia. De lá, Rodrigo voltará para casa para passar o Natal e Ano Novo e então, retoma a viagem do ponto que parou. Subirá pela América do Sul por fora do Brasil e projeta chegar no Alasca em cerca de um ano, ou seja, final de 2023. “Isso tudo vai depender de quanto tempo vou passar em cada lugar. Em algumas cidades vou ficar apenas um dia, em outras, nos Estados Unidos por exemplo, pretendo ficar mais de uma semana aqui e ali”, projeta Rodrigo.

A aventura será mostrada diariamente nas redes sociais, principalmente no instagram @expedicaomalte em fotos e vídeos curtos. E uma vez por semana, será lançado um vídeo maior, com cerca de 20 a 30 minutos, com um resumo semanal dos locais visitados e seus patrocinadores. No final de tudo, já em 2024, ele lançará um documentário mostrando não só as cervejarias, mas também as cidades e as curiosidades de cada lugar. De Niro estará equipado com cinco câmeras que gravarão tudo de diversos ângulos.

Sozinho, ele cruzará os três continentes americanos (Créd.: Dário Gonçalves)

Adaptações e hospedagens

Rodrigo viajará sozinho, e para ter mais conforto, “turbinou” seu fusca. Os bancos foram trocados por modelos de Crossfox, o câmbio foi trocado para um sistema de marchas de engate rápido, direção sport e injeção eletrônica foram colocadas. Em cima do carro foi posto um suporte para montar uma barraca que Rodrigo dormirá e, também do lado de fora, serão colocados reservatórios de água e gasolina. Dessa forma, o objetivo é fazer uma média de 500 quilômetros por dia a cada viagem em uma velocidade média de 80 a 90 km/h.

Quando possível, também buscará hospedagens em pousadas ou hostéis. Mas o objetivo principal é se hospedar nas próprias cervejarias, onde mostrará todo o processo de fabricação e a história do local. “O universo cervejeiro atrai muito público, as pessoas se dedicam a isso. E eu quero mostrar tudo porque cinema, cerveja e churrasco são as minhas paixões. E como pretendo experimentar as cervejas, quando eu fizer isso, tiro o dia seguinte para descansar e só então no outro dia é que volto para a estrada”, explica.

(Créd.: Dário Gonçalves)

Trabalhos paralelos

De tempos em tempos ele deixará De Niro em algum ponto e retornará para Picada Café de avião para ficar em casa e também dar seguimento a outros trabalhos que ele não pode deixar de lado. Atualmente ele trabalha em um filme que está sendo gravado em Balneário Camboriú/SC, e em uma série no Rio de Janeiro/RJ.

Outro motivo para que ele retorne para Picada Café é a namorada. “Ela me apoia muito sobre isso e só não vai junto por conta do trabalho dela. Mas quando possível, a gente vai se programar e ela vai de avião me encontrar onde eu estiver”, finaliza.

Viagem começará em novembro (Créd.: Dário Gonçalves)

O projeto já pode ser conferido em instagram.com/expedicaomalte, facebook.com/expedicaomalte, e interessados em oferecer patrocínio podem entrar em contato também pelo (51) 99209-4899.

Sair da versão mobile