Destaques

Cláudio Weber se desliga da Rota Romântica

12/07/2021 - 10h58min

Certeza de missão cumprida com a Rota Romântica”

 

Por Leila Ermel

 

Região – Uma trajetória de dedicação, muito trabalho, projetos desenvolvidos e muitas conquistas, além de desafios e constantes buscas pelo incremento do turismo. Assim pode ser descrita parte da passagem de Cláudio José Weber pela diretoria e presidência da Associação da Rota Romântica. Foram 14 anos de engajamento no planejamento estratégico e na execução de ações pelo turismo da região. Uma atenção dedicada a dar certo, que conquistou êxito e agora parte para um novo rumo, com olhos voltados para nova etapa de uma vida profissional ascendente.

Acompanhando desde o início o roteiro, já nos primeiros passos até a estrutura atual de 25 anos de histórias e encantos construídos pela RR, numa caminhada de êxito, a passagem de Cláudio José Weber teve o engajamento, o apoio e a atenção do até então presidente, que passa o bastão para Terezinha Marina Kuhn Haas.

 

Cláudio Weber inicia nova fase em projetos profissionais (Crédito: Divulgação)

 

 

ENTREVISTA

 

O Diário – Qual a motivação para sua saída da RR?

Cláudio Weber – Não foi uma decisão nada fácil para mim. Não mesmo. A minha motivação é uma decisão muito bem pensada, depois de tantas coisas que conseguimos criar e realizar pela associação. Fortalecer o lado profissional é necessário. Chegam momentos da vida que precisamos decidir pela nossa vida profissional, pelas novas oportunidades e desafios que surgem. Até o momento eu ainda conseguia conciliar minhas atividades profissionais com as da Rota, mas chegou a uma fase que minhas responsabilidades profissionais não me permitem mais conciliar com o mesmo equilíbrio estes dois setores. E a diretoria da RR estava e está acompanhando toda esta transição. Estão todos cientes. Somente a divulgação da saída que pode parecer ter sido uma surpresa, pois precisávamos aguardar a realização de uma assembleia para poder cumprir os trâmites corretos desta decisão.

 

O Diário – Como você avalia sua caminhada junto à RR?

Cláudio Weber – Uma caminhada de muita gratidão, de certeza e sensação de dever cumprido. Me dediquei ao máximo, e somente estou saindo porque não está mais sendo possível conciliar minha vida profissional e a atenção que a RR necessita. Tenho muito a agradecer, principalmente a todas as pessoas, parceiros, representantes dos municípios que passaram pela história da Rota Romântica enquanto estive atrelado a ela. São muitas coisas envolvidas, muito comprometimento, muito trabalho e muita dedicação para que este roteiro se firmasse e se mantivesse reconhecido pela região, pelo país e fora dele. Jamais esquecerei tudo o que vivi na Rota Romântica, e estarei sempre a disposição. A RR tem páginas muito significativas em minha vida.

 

O Diário – Qual sua área de atuação? E quais os projetos que serão inseridos à sua

Cláudio Weber – Na minha vida profissional atuo com turismo e entretenimento, administração de parques. Minha empresa de consultoria turística e assessoria administrativa, principalmente em parques de lazer e de entretenimento tem se expandido, além das outras assessorias prestadas como um todo. Até então, inicialmente eu atuava consultoria e assessoria do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, depois também com um parque em Campos do Jordão /SP. Mas agora minha responsabilidade, meu compromisso com meus clientes cresceu muito. Assumi mais três parques em Minas Gerais. Desta forma, minha necessidade de viajar mais também aumentou, além da ampliação de dedicação que passo a ter com estes novos projetos. Você administrar um parque já é um desafio gigantesco, imagina cinco, distribuídos no Brasil. É uma nova jornada, um novo ciclo que estou assumindo, bem focado. Mas como não sou de declinar, farei o meu melhor nesta nova proposta profissional. Tenho certeza de seguir fazendo o melhor. Tive que optar por esta dedicação maior em minha vida profissional.

 

O Diário – Qual o papel da RR e da diretoria na sua decisão?

Cláudio Weber – Eles vinham acompanhando desde o início, sempre estiveram comigo em todas as situações. Vim conciliando o máximo que consegui, até onde foi possível, contando sempre com o apoio deles E não foi uma tarefa fácil nos últimos meses, pois tenho muito a resolver nestas demandas dos parques pelo Brasil, os quais estou prestando consultoria na administração. E a Rota precisa de uma pessoa com dedicação aprofundada. Não quer dizer que eu tenha deixado a RR de lado. Jamais, em momento algum. Mas meu lado profissional hoje exige que eu me dedique plenamente. Não tenho mais como conciliar. Porém eles sempre podem contar comigo, com certeza.

 

O Diário – Uma mensagem que gostaria de deixar à Rota Romântica:

Cláudio Weber – Preciso deixar registrada a fantástica, ótima e absoluta receptividade, sempre de forma gloriosa em todos os municípios integrantes do roteiro. Sempre fui extremamente bem recebido como presidente desta entidade, seja em atos públicos ou evento. Houve um apoio grande, uma parceria com os municípios que preciso destacar. Tenho ótimos momentos a destacar, foi sempre fantástico. Conseguimos puxar destaque para a Rota com uma grande envergadura nacional e fora dele. As viagens técnicas foram importantes. Conseguimos nos manter na mídia, através de uma parceria com a imprensa, que tem papel fundamental neste projeto turístico. De uma forma muito particular quero registrar a importância do jornal O Diário nesta parceria conosco. Gratidão pela parceria em toda esta caminhada, que valeu a pena. Tenho a certeza dentro de mim da missão cumprida. Saio de cabeça erguida. Mas quero enaltecer a dedicação da diretoria, que tem um papel muito especial nisso tudo, nesta continuidade. Enfim, agradeço aos parceiros, aos amigos da Rota, à imprensa, aos municípios e seus gestores, principalmente prefeitos e secretários.

 

Cláudio Weber (Crédito: Divulgação)

 

 

A nova presidente

A diretoria da Associação dos Municípios da Rota Romântica, desde o dia 25 de junho, tem como presidente Terezinha Marina Kuhn Haas. Mestre em turismo, proprietária de uma agência de turismo e uma das idealizadoras do roteiro, ela assumiu interinamente até a eleição da próxima diretoria, em março de 2022.

Ela foi a primeira Presidente da RR em 1996 e ocupava o cargo de vice presidente desde 2014. Terezinha traz ainda na bagagem a experiência de 21 anos como Secretária de Turismo de Nova Petrópolis e 10 anos de professora do curso de turismo na Universidade de Caxias do Sul.

Terezinha Kuhn Haas, presidente interina da RR (Crédito: Vanessa Birk Staudt)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário