Destaques
Clet assume a presidência após dez anos na Câmara de Santa Maria do Herval

Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O vereador Cleidir Arnold, o Clet (MDB), presidiu a sessão da Câmara de Vereadores pela primeira vez na terça-feira, dia 1º. Depois de três mandatos consecutivos e dez anos como vereador, esta foi a primeira vez que o parlamentar assumiu a cadeira de presidente. Ele foi eleito por unanimidade no final do ano passado, sucedendo, assim, Diego Joel Lechner (PDT) no comando do Legislativo.
O presidente afirmou que, dentro das prioridades do ano, está a atualização da Lei Orgânica e do Regimento Interno, que está defasado desde 2006. Convidou os secretários e a prefeita a se fazerem presentes nas sessões, ao menos duas vezes por ano, para colocar os edis a par das questões do Executivo.
A primeira sessão do ano aconteceu no dia 1º de fevereiro (FOTO: Cleiton Zimer)
Convite à comunidade
Clet pontuou que os moradores estão convidados a participar das sessões, que ocorrem todas as terças-feiras às 20h, o que pode ser feito presencialmente e também no canal do YouTube. “Eventualmente, se alguém precisar fazer o uso da tribuna, da mesma maneira, se estiver inscrito, pode fazê-lo”.
Busca por recursos
Afirmando que nos últimos cinco anos foram conquistados mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares através da Câmara, Cleidir pediu que cada vereador busque, neste ano eleitoral, ainda mais recursos para o município.
De igual para igual
Clet afirma que não terá situação nem oposição na Câmara. “Que as matérias que entram aqui sejam para favorecer os munícipes. Que as eventuais discussões que venham a acontecer sempre sejam em prol de melhorias”.
Problemas antigos
Assim como citado por demais colegas, o presidente destacou que os problemas antigos com a Corsan e RGE permanecem. “Não vamos desistir. Se não pudermos resolver, vamos auxiliar o quanto pudermos”.
Conjuntura da Câmara em 2022
As sessões acontecem todas as terças-feiras, 20h, e podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão através do YouTube (FOTO: Cleiton Zimer)
– Mesa diretora: presidente: Cleidir Arnold (MDB); 1ª secretária: Daiane Kunzler (MDB); 2° secretário: Orlando Schneider – Necha (MDB); 1° vice-presidente: Paulo Henrique Kaefer (PSB); 2° vice-presidente: Félix Alexandro Alles (PDT).
– Comissões: pareceres – Félix Alles (PDT), Orlando Schneider (MDB) e Tarcísio Schuck (PP). Finanças: Diego Lechner (MDB), Rubia Reisdorfer (PSDB) e Leandro Kich (PSB).
– Líderes de bancada: MDB – Orlando; PSB – Paulo; PDT – Diego; PSDB – Rubia e PP – Tarcísio.