Destaques
Cobrança do rotativo em Nova Petrópolis é considerada essencial pela Prefeitura e Zona Azul
Nova Petrópolis – O município esteve durante a última semana na Bandeira Vermelha. Somente serviços considerados essenciais podiam funcionar naquele momento. E isto inclui a cobrança do estacionamento rotativo. O decreto estadual permite que esta atividade siga operando com 100% de seus funcionários em qualquer bandeira, a única exigência seja de que a higiene seja mantida.
A implementação de um sistema de estacionamento rotativo serve para dar giro nas vagas, possibilitando que mais motoristas possam estacionar enquanto realizam suas atividades. Porém com o comércio fechado, a rotatividade é questionada, já que não há arrecadação por parte dos lojistas, apenas por parte da Zona Azul.
Para o diretor da empresa, Claudinei Barduque, o serviço é essencial, pois se a cobrança não fosse feita, os motoristas estacionariam livremente, e isso poderia gerar aglomerações. Ainda mais nos finais de semana onde o número de turistas é maior. “O sistema pode ser aproveitado como instrumento de ordem, de controle e de informação ao Poder Público, em especial para não haver concentração de pessoas na área central”, afirmou.
Prefeitura concorda
A Administração disse que o funcionamento do rotativo é permitido pelos protocolos da Bandeira Vermelha. Além disso, segundo a Prefeitura, o funcionamento se transforma em uma maneira de coibir a movimentação e propagação do vírus. “Os trabalhadores do rotativo estão trabalhando com os devidos EPIs e fazendo a higienização dos parquímetros. Existe a possibilidade de pagamento do serviço via aplicativo, evitando o contato com a superfície”.
No facebook, população reclamou
“Desde o início, não se pode isso, aquilo, empresas reduzindo jornada, demissões, etc. Agora, a máquina arrecadadora do governo, municípios e serviços de água, luz, transportes, seguem sem ‘arrego’. Cansado disso”
“Quando o comércio fechou da primeira vez, não foi cobrado estacionamento, agora teria que ser assim também, afinal a situação é a mesma. Tudo girando em torno da ganância. Uma vergonha”
“Com a pandemia descobri que serviços de estacionamento e pedágio são considerados ‘essenciais’.
Rir para não chorar”
“O começo dessa palhaçada foi colocar esse estacionamento pago. Se Nova Petrópolis fosse uma cidade mega turística, tudo bem. Mas achei ridículo isso”
“Os trabalhadores podem ficar sem renda, a Prefeitura, para manter suas mordomias, não”
Foram alguns dos cometários na matéria do Diário.