Conecte-se conosco

Destaques

Com evento marcado para essa quinta-feira no formato digital, associados da Piá fazem protesto pedindo assembleia presencial

28/03/2022 - 11h21min

Grupo se reuniu na manhã de sexta-feira (25) em frente a fábrica da Piá, no bairro que leva o mesmo nome (Créditos: Gian Cristiano Wagner)

Em frente à usina, eles manifestaram seus descontentamentos com a cooperativa na manhã de sexta-feira (25)

GIAN WAGNER

Nova Petrópolis – A chuva fraca da manhã de sexta-feira (25) não atrapalhou as dezenas de produtores associados da cooperativa Piá, que se reuniram em frente a usina, no bairro que leva o mesmo nome da indústria em Nova Petrópolis, para protestar contra a atual diretoria. Uma das principais reivindicações manifestadas pelo grupo é que a assembleia, marcada para esta quinta-feira, 31, seja realizada de forma presencial, e não online como está marcada há quase um mês. Os associados alegam que essa seria uma manobra da direção da cooperativa, liderada pelo presidente Jeferson Smaniotto, para evitar o contato direto com os associados perante os resultados negativos da cooperativa, segundo motivo que levou os manifestantes à frente da usina da Piá.
Os manifestantes se concentraram em frente ao bar do Adam, próximo à cooperativa, e caminharam em direção a usina, onde algumas lideranças do movimento discursaram. Quem abriu o evento foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Novo Petrópolis e Picada Café, Ari Bolter, que lembrou do momento histórico da luta dos agricultores. “Infelizmente estamos em um momento em que quem deveria olhar por nós e nos escutar está nos dando as constas”, disse. Boelter também falou sobre a possibilidade de convocar a assembleia apenas 15 dias antes, e não 30 como foi feito. “Não existe nenhum impedimento. Foi lançado antes para ter essa desculpa dos rumos da pandemia”, disse. O presidente do sindicato também disse que o Executivo teria dado a liberação para a assembleia presencial em uma reunião e lembrou ainda das dificuldades enfrentadas para acessar o sistema online de assembleias.

ZÉ MÁRIO PEDE A PALAVRA – Diretor executivo da Piá por 36 anos, José Mário Hansen esteve no protesto e pediu para falar com os agricultores associados. O ex-diretor lembrou que em 2017 havia sido aprovado em assembleia um desconto na conta capital do associado de mais de dois mil reais, devido aos prejuízos do ano anterior. “Não cabe a eles dizer que foi a gestão anterior, ele (Jeferson) sempre foi diretor nestes últimos anos”. José Mário também questionou a ausência do presidente Smaniotto no dia do manifesto. “Cadê o presidente para vir e ter coragem e a hombridade de dizer que a situação não está boa?”, questionou.
Além de Boelter e Hansen, também falaram Jorge Dinnebier, que coordenou a ação no dia, Elton Hillebrand, associado da cooperativa, Joel Gretz, representando os jovens agricultores, Mariana Marcon, produtora associada e vice-presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, um vereador do município de Feliz que esteve presente e o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva, que esteve no evento acompanhado dos colegas Brescovit, Egon Ackermann e Kátia Zummach. O jornal O Diário transmitiu todo o evento pelo Facebook ODIARIONET, onde está disponível para os seguidores d’O Diário.

Manifestantes caminharam até a frente da usina, onde protestaram (Créditos: Gian Wagner)

Carreata
No final do evento, a Brigada Militar escoltou uma carreata que saiu de frente da usina em direção ao Super Piá, mercado que fica no Centro e pertence à cooperativa. Lá, eles instalaram as faixas do protesto que foram retiradas ainda no mesmo dia.

Associados encerraram o manifesto com uma carreata até o super Piá (Créditos: Gian Wagner)

AUTORIDADES E ASSOCIADOS PARTICIPARAM DO EVENTO

Ari Boelter, presidente do sindicato

 

“O presidente queria saber quem são essas pessoas, estamos aqui”

 

 

 

 

José Mário Hansen, ex-diretor da cooperativa

“Não cabe a eles dizer que foi a gestão anterior”

 

 

 

Elton Hillebrand, associado

 

“Estamos tentando dizer: a cooperativa é nossa!

 

 

 

“A Piá decresceu nos últimos dez anos. Nós temos potencial desperdiçado”

 

 

Mariana Marcon, vice-presidente do sindicato

 

“Uns tiraram leite mais cedo pra vir aqui porque a cooperativa precisa de nós”

 

 

 

Alexandre da Silva, presidente da Câmara de Nova Petrópolis

 

“Vamos mandar um ofício [para a Piá] pedindo assembleia presencial”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.