Destaques

Com previsão de chuva abaixo da média, junho de 2021 pode ser o mais frio dos últimos anos na região

28/05/2021 - 18h08min

Junho pode ser o mais frio dos últimos anos, mas registrar máximas de até 26º (Crédito - Jéssica Ramos)

Região – O primeiro mês do chamado inverno climático, que compreende o trimestre de junho a agosto, deve ser marcado por frio intenso, intercalado por dias de temperaturas mais amenas, e precipitação de chuva abaixo da média na região, conforme divulgou o chefe da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff, na sexta-feira, 28.

O meteorologista explicou que os primeiros dias do mês devem registrar temperaturas baixas, mas a tendência é de que junho tenha dias com máximas que poderão chegar a 26º. Já as mínimas devem fazer de junho o mais frio dos últimos anos, registrando geadas, e podendo ter média menor do que a registrada em 2016, quando o mês teve temperatura média de 11.2º.

Com relação à chuva, a tendência é que junho de 2021 seja diferente do mês no ano passado. Wolff explicou que a média histórica de chuva para junho é de 140.2 mm. e que no ano passado fechou em 188.4mm. Já nesse ano, a marca deve ser menor do que a histórica.

O maio mais frio dos últimos 14 anos

De acordo com Wolff, maio de 2021 foi marcado por algumas particularidades, na região. Segundo ele, foi o maio mais frio dos últimos 14 anos, considerando que a média histórica do mês é de 16.3º e, até o dia 27, o mês somava média de 14.8º. Além disso, há três anos o Vale dos Sinos não registrava geada no mês de maio, e nesse ano registrou três, com previsão de mais uma até o dia 31. O mês também fechou com média de chuva acima da histórica, 126.9 mm.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário