Destaques
Como manter a boa saúde neste verão
Ivoti – A previsão é de temperaturas escaldantes na região. Em Ivoti, o termômetro no Centro do Município marcava 40°C por volta das 15h, desta segunda-feira, dia 11. Para se proteger da onda do calor, a comunidade procurava sombras e se hidratar com muita água.
Segundo a MetSul Meteorologia, nos próximos dias a máxima deve chegar a 38°C e com mínimas de 14ºC. Nesta terça-feira, 12, o calor segue, com máximas de 32ºC e mínimas de 21ºC. O chefe da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff, explicou que está predominando há vários dias uma massa de ar quente no Sul do Brasil. “A média das temperaturas dos primeiros dez dias já está um grau e dois décimos acima do normal. A média em janeiro é 25ºC e já estamos com 26.2ºC. O que chama atenção são as mínimas que também estão elevadas”, disse.
A nutricionista, Karini Merolillo, falou sobre a importância da comunidade manter uma boa hidratação e alimentação saudável no verão. “O verão é a estação que o organismo perde muita água e, com ela, sais minerais. Durante esse período é fundamental cuidar da alimentação e aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. A água faz parte de todos esses mecanismos. Inclusive para a respiração, o coração, os rins e todos os outros órgãos funcionarem”, ressaltou.
Recomendações de uma alimentação saudável?
Para a hidratação, além da água pode-se ingerir sucos 100% naturais com baixa frutose, chás gelados e a água de coco. A água de coco, é muito interessante uma vez que sua composição é semelhante a dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e para a reposição de minerais como o potássio, por exemplo.
Os alimentos, principalmente frutas e vegetais, também apresentam um papel importantíssimo na hidratação. Junto com o suor , também perdemos nutrientes como os minerais. Ao consumir esses alimentos, além de estarmos nos hidratando, também estamos nutrindo o nosso organismo.
Uma dica simples para quem tem dificuldade em consumir água, é tomar água saborizada. O preparo é bem rápido e possibilita muitas combinações, que podem variar de frutas e hortaliças até especiarias. Sendo assim, uma bebida saudável e refrescante, pois estimula o consumo, hidrata o organismo e ajuda na eliminação de toxinas. Algumas combinações que podem ser utilizadas: água, laranja e gengibre; morango, melancia e hortelã; limão, erva-doce e hortelã, entre outras!
Muita água para refrescar:
De acordo com a nutricionista, nos dias mais quentes, é fundamental a ingestão de água e outros líquidos, a fim de evitar o risco de desidratação. O cansaço, dor de cabeça, desregulação intestinal, tonturas e outros sintomas são características de desidratação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para a manutenção do corpo hidratado e saudável. Para as crianças, ela ressalta que esta quantidade é um pouco menor, de quatro a seis copos (200ml) ao dia.