Destaques
Confronto entre Rafa Levis e Carol Santos terá que esperar pelo Brasileirão
Nova Petrópolis – Ainda não será desta vez que Carol Santos, jogadora do Palmeiras, e Rafa Levis, do Grêmio, as duas de 19 anos, se enfrentarão pelo futebol profissional. As atletas começaram no futsal do Garotas da Bola, trilharam caminhos parecidos e chegaram à elite do futebol nacional. Com o início da Supercopa do Brasil na última sexta-feira, 4, havia a expectativas de que as duas pudessem se enfrentar numa eventual final da competição. Porém, isso não será mais possível porque o Palmeiras foi derrotado pelo Corinthians por 3 x 0 na manhã de domingo, 6, e está fora da competição. Já o Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 x 0 e avançou à semifinal.
Início de competição
Rafa contou que as expectativas para a Supercopa estavam muito grandes, afinal, todos os jogos são eliminatórios. Segundo ela, se o tricolor colocar em prática o que vem sendo treinado, fará um grande campeonato. “Estamos confiantes, trabalhando duro pra conquistar essa taça, será maravilhoso começar o ano com o pé direito. Sabemos que muitas pessoas assistirão e isso dá ainda mais vontade de mostrar nosso trabalho”, disse. E foi justamente com o pé direito de Rafa que o Grêmio começou a construir a vitória sobre as mineiras na última sexta. Camisa 10 e cobradora das bolas paradas, Rafa levantou a bola na área e a zagueira Pati Maldaner abriu o placar. Dani Ortolan fechou o placar.
No segundo jogo da noite, as Gurias do @Gremio venceram o Cruzeiro por 2×0 e também garantiram a vaga para a próxima fase!
⚽ Pati Maldaner e Dani Ortolan
? @sportv #SupercopaFeminina ?? pic.twitter.com/sSNSmIjNfT
— Brasileirão Feminino Neoenergia (@BRFeminino) February 5, 2022
Já Carol não teve tanta sorte e acabou assistindo de casa a eliminação de sua equipe. A zagueira, além de outras atletas, testaram positivo para a Covid-19 no sábado, 5, e ficou de fora do confronto. “Estou bem, mas triste por ter ficado de fora. Tivemos muitos desfalques e o técnico teve que mudar tudo de última hora”, contou.
As semifinais da competição acontecem nesta quarta-feira, 9. O Grêmio, de Rafa Levis, vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, às 15h30, com transmissão da Globo e SporTV. Quem vencer, chega à final contra Corinthians ou Real Brasília, que jogam também na quarta, às 18 horas.
Trajetórias
Carol é catarinense, mas desde os nove anos mora em Nova Petrópolis. Iniciou no Garotas da Bola aos 10, onde ficou até 2017 quando se transferiu para o Mundo Novo, de Três Coroas, para jogar no campo. De lá, a zagueira partiu para o Pelotas, depois Chapecoense e, desde o início de 2021, está no Palmeiras.
Rafa é de Farroupilha e começou no Colégio Antônio Minella. Se destacou nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) e recebeu o convite do professor Tiago Libardi para jogar pelo Garotas da Bola. “Foi espetacular a minha passagem por lá. Aprendi muito mesmo sendo nova, com os professores, técnicos e também com as meninas. Sempre que passo por Nova Petrópolis lembro de como tudo começou”, relembra.
A partir daí, os caminhos dela e de Carol foram praticamente iguais até o profissional. Rafa também se transferiu para o Mundo Novo, Pelotas e Chapecoense. De Chapecó, a meio-campista foi para o São Paulo e, desde o ano passado, joga no Grêmio.
“Desde cedo a gente via que a Rafa e Carol tinham grande potencial. As duas se destacavam e não é surpresa onde estão. Ou ganhava o time de uma, ou ganhava o time da outra. Até que a gente resolveu juntar as duas e tivemos um time vitorioso”, conta Libardi.
Seleção Brasileira
As duas jogadoras já foram chamadas para vestir a amarelinha. Carol teve sua primeira convocação para a seleção Sub-20 no final de 2021, logo após conquistar o título da Copa Paulista Feminina com o Palmeiras. “Fiquei realmente sem reação e sem acreditar. A ficha só caiu quando vi meu nome na lista divulgada pela CBF. Pude realizar um sonho de criança, e também dar essa alegria para toda minha família”, comentou.
Por outro lado, Rafa tem uma trajetória maior com a Canarinho. Em 2018, foi campeã do Sul-Americano Sub-17, na Argentina, e de lá pra cá vem somando convocações, inclusive estando na lista mais recente divulgada semana passada. “A Seleção é mérito do meu trabalho feito aqui no Grêmio e pelo Grêmio. Sempre serei grata a esse time gigantesco. Espero continuar ajudando minha equipe e vestindo a amarelinha”, disse.
Enfrentamento
Se o confronto entre a zagueira e meia não acontecerá na Supercopa, existe a possibilidade disto acontecer pelo Brasileirão 2022. Na edição do ano passado, Carol foi vice-campeã com o Palmeiras. Pelo Grêmio, Rafa foi eleita a revelação do campeonato. “Foi uma sensação única e que ficará na minha história. Esse prêmio veio como um obrigado a toda minha equipe, que sem ela não conseguiria conquistá-lo”, ressaltou a gremista.
Por fim, a meio-campista ainda deixou um recado para a amiga. “Carolzinha sempre foi minha parceria, desde a época das Garotas da Bola. Tenho um carinho enorme por ela e pelo o que ela já fez por mim. Espero que se nós nos enfrentarmos, que eu não jogue do mesmo lado que ela, vai ser difícil passar”, brincou.
Futebol feminino
Fundamental na formação das atletas, o Garotas da Bola, criado em 2011, encontra-se temporariamente sem atividades. Segundo o professor Libardi, quando a pandemia começou, os treinos tiveram que ser interrompidos e parte dos profissionais que atuavam na escolinha precisaram buscar outras áreas. No entanto, ele acredita que ainda neste ano a modalidade possa retornar.