Destaques

“Consegui unir a comunidade em torno de um projeto de município. Esse é meu maior orgulho”

19/11/2020 - 07h21min

 “A alegria é tão grande quanto a responsabilidade de fazer um segundo mandato ainda melhor”.  (Foto:  Rogério Savian)

Por

Rogério Savian

Morro Reuter – A prefeita Carla Chamorro (PTB) e o vice-prefeito Airton Bohn (PP), reeleitos no domingo, conquistaram juntos a maior votação de um prefeito em Morro Reuter desde a emancipação, em 1992. A chapa da coligação “Juntos por Morro Reuter (PTB-PP-PDT)” foi uma das 116 a concorrer sozinhas no Brasil e a aprovação do primeiro mandato veio em forma de votos.

Dos 5.245 eleitores, compareceram 4.450. Destes, Carla e Airton obtiveram 3.769 (84,70%). Foram 407 votos nulos (9,15%) e outros 274 brancos (6,16%). “Esse retorno nas urnas me engrandece porque mostra que a população reconheceu o trabalho de toda uma equipe ao longo de quatro anos. E, mais do que isso, é parceira”, avalia a prefeita.

Se considerar o histórico em eleições passadas, a oposição tem seus votos sagrados no município. Por isso era possível que se mantivesse forte em alguns locais, mas não foi bem isso o que aconteceu. Mesmo em locais onde historicamente a oposição tem força, Carla conseguiu forte apoio, como foi o caso de São José do Herval, com 79% dos votos. Em Walachai chegou a 90% dos votos. “Eu queria mais do que na eleição de quatro anos atrás”.

Com votação anterior recorde para o município já em 2016, com 3.074 (70,8%) votos válidos na eleição daquele ano, a prefeita manteve o número expressivo em 2020 visitando todos os bairros durante os 45 dias de campanha, batendo à porta de mais de 2 mil residências, apresentando as propostas e prestando contas. “A alegria é tão grande quanto a responsabilidade que agora é de fazer um segundo mandato ainda melhor. Preparar o município para os desafios do futuro e manter a participação da população no dia a dia da administração são nossas principais metas “.

Muito a fazer

Carla destaca que para os próximos quatro anos dará continuidade ao que já vem sendo feito. “Vai ser a mesma proposta de governança. Uma administração feita junto com o povo”. A prefeita quer seguir trabalhando bastante e economizando para investir nas obras que a comunidade precisa. Ressalta ainda que sua marca é uma administração séria e comprometida com a participação do povo Morro Reuter. Os próximos passos de Carla serão reuniões com as equipes de trabalho, onde dará um feedback das avaliações que fez ouvindo a comunidade durante as mais de duas mil visitas às residências.

“Quero fazer um agradecimento especial aos secretários municipais, gestores de cada área que constituí a Administração Municipal e às equipes de profissionais porque todos tiveram uma contribuição muito importante. É esse coletivo que mostrou para a comunidade o quanto podemos fazer enquanto administração”.

 

Diário – Ao que você atribui a votação expressiva?

Carla – “Considerando o histórico de votação, eu penso que isso é resultado do nosso trabalho. Mostramos mais do que discursos. Respondemos com trabalho. Não elegemos prioridades. Demos destaque tanto para o Centro, como para as localidades. Realizamos obras em todas as comunidades e com a participação dos moradores. Fizemos parcerias com empresas locais e da região. Conseguimos recursos por meio dos deputados federais e estaduais. É uma rede que foi sendo tecida por muitas mãos”.

Diário – O que esperar nos próximos quatro anos?

Carla – “Muito trabalho. A Carla de 2021/2024 quer superar a Carla de 2017/2020. Tenho mais experiência e sinto-me mais segura. Também estamos cientes que serão anos difíceis em função da pandemia que estamos vivendo. Não tenho medo porque sei que tenho o apoio do povo. Isso é o mais importante. A comunidade respondeu ao nosso trabalho dizendo que devemos ficar mais quatro anos”.

Diário – Em relação ao novo time da Câmara…

Carla – “Os vereadores trazem os anseios da comunidade. Acredito que a nível de Brasil, o povo quer renovação. Penso que serão quatro anos de trabalho em conjunto com a Câmara, assim como já fizemos. Queremos de novo que isso se repita porque esse é um jeito nosso de administrar”.

Diário – Qual a maior experiência nesses quatro anos?

Carla – “Consegui unir a comunidade em torno de um projeto de município. Esse é meu orgulho. Unir a comunidade de Morro Reuter, independente de bandeira partidária. Esse era meu desafio. Para isso foi importante ter a humildade para reconhecer que às vezes a gente acerta, às vezes a gente erra, e quando erramos temos que voltar atrás para refazer. Nesse período ouvi muito os munícipes e quero de novo reservar espaços para que possam vir a mim ou eu ir até eles. Esse movimento tem que ser mútuo. O diálogo foi muito importante nos quatro anos. As ações como o Café com a Prefeita e as reuniões com a comunidade devem ser retomadas quando passar a pandemia”.

Chapa de Carla e Airton conquistou recorde de votação. (Foto: Rogério Savian)

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário